Faça o seu site WordPress aparecer no Google (SEO)
Criar um site com o WordPress é uma tarefa relativamente simples. Porém pode ser muito difícil tornar o site bem posicionado nos mecanismos de busca existentes pela Internet.
Os algorítmos de indexação dos mecanismos de busca estão sempre em evolução, o que faz com que todos os dias surja uma nova técnica de otimização (SEO – Search Engine Optimization).
Neste artigo existem algumas dicas rápidas e valiosas que podem fazer com que o trafego no seu site aumente bastante.
1- Crie um sitemap
Um sitemap é um arquivo em formato XML que indica ao indexador as páginas quem existem no seu site. Há uma extensão para o WordPress que permite fazer isto com facilidade. Configure esta extensão para que o arquivo seja criado na raiz do seu site. Por exemplo: o sitemaps deste site é http://www.palpitedigital.com.br/sitemap.xml.
Leia também
- Abrir e visualizar .docx e .xlsx sem instalar o Office! Visualizadores da Microsoft!
- Os 10 melhores sites para baixar imagens gratuitas!
2- Diga ao Google que o seu site existe
O Google é sem dúvida alguma o meior e melhor buscador da internet, responsável por bem mais que a metade das buscas realizadas. Como eles não estão aí de brincadeira, criaram o Google WebMasters Tools, que é um conjunto de ferramentas para auxiliá-lo a tornar o seu site mais visível e acessível pelo Google. Para utilizar estas ferramentas, você precisa de uma conta do Google, o que não é difícil. Logo na primeira tela, você deverá comprovar que é mesmo o webmaster responsável pelo site, o que pode ser feito colocando um HTML específico na raiz de seu site. Após fazer isto, cadastre o sitemaps que você criou no item 1 e o Google saberá que você existe.
3- Crie títulos objetivos
O título de cada um dos seus artigos deve ser o mais objetivo e curto possível. Tá certo… eu realmente tenho dificuldades em seguir esta regra. Selecione os títulos no estilo “Data e nome” na tela de configurações de “Permalink” do WordPress. O ideal seria utilizar a categoria e titulo do artigo somente, mas há algumas restrições conhecidas em relação ao uso da categoria no permalink.
4- Capriche no título da página
Uma das informações mais significativas para a maioria dos indexadores é o título da página.
Voce pode modificar o arquivo “header.php” do seu tema de forma a fazer com que o título da página seja o título do artigo. Isso faz sentido porque o título do artigo geralmente tem muito mais a ver com a informação que o usuário procura que o nome do seu site.
Obviamente, estas são apenas algumas das centenas de outras técnicas igualmente importantes para aumentar a quantidade e melhorar cada vez mais a qualidade do tráfego em seu site.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
Tradutor de inglês para português online
2400 Temas WordPress compactados para download
Como abrir arquivo xlsx online?
Jogo da nuvem, como jogar?