Câmeras da BHTRANS – Trânsito em Belo Horizonte
As cidades brasileiras tem, recentemente, recebido uma novidade que já é muito popular no exterior: as câmeras de monitoramento de trânsito. Essas câmeras são ótimas ferramentas para ajudar a monitorar o trânsito de uma cidade, e até podem ser usadas para fins de segurança, como monitoramento de vias e suspeitos.
Câmeras da BHTrans
Se você vive na cidade de Belo Horizonte, pode acompanhar o trânsito em tempo real nas principais avenidas da cidade, através das várias câmeras instaladas pelas principais vias da cidade. No site da BHTrans, há uma página com as câmeras mostrando o tráfego em BH em tempo real.
Leia também
Por que usar as câmeras da BHTrans?
As imagens são atualizadas a cada minuto e, apesar de pequenas, dão uma ideia clara da situação do trânsito, e podem ajudar muito a escolher o melhor caminho no horário de pico, por exemplo. Eu usei recentemente o site para planejar um trajeto mais longo que eu teria de fazer até a casa de um cliente, em horário de pico. Como vi que as vias principais da cidade estavam congestionadas por conta de um acidente no anel rodoviário, resolvi fazer um trajeto por vias paralelas. Consegui chegar em bem menos tempo. O mais engraçado foi que meu cliente, que estava saindo do centro da cidade e pegou o anel rodoviário, chegou depois de mim, que estava muito mais distante.
Vale também usar as câmeras para monitorar quais rua são menos perigosas. Se você tem uma câmera na sua rua, é até interessante, por segurança, manter um olho nela.
O que você acha das câmeras nas ruas e vias de uma cidade? Ajuda mesmo ou é só estratégia de marketing?
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
Melhor lugar para brasileiro morar nos EUA!
10 coisas incríveis sobre o PS4!
Uno: um carro fácil de arrombar. Veja o estrago após o roubo do rádio
Câmera digital à prova d’água