4 motivos pelos quais o Paintball desanima os iniciantes
Recentemente fui duas vezes jogar paintball com alguns amigos em Belo Horizonte. A cidade é grande e oferece dezenas de locais para se praticar a atividade. Não vou citar os nomes de cada local, mas foram dois locais diferentes e foram as duas únicas vezes que pratiquei a atividade. Depois do primeiro, decidimos que iríamos trocar de local para ver se haveria um serviço melhor. Muitas pessoas que foram a primeira vez desistiram e não foram na segunda, cada um alegando um problema diferente.
Leia também
Mas o que acontece realmenente no Paintball que desanima os praticamentes de primeira viagem?
Problemas do Paintball em 2 campos de Belo Horizonte
- Roupas, máscara e colete sujos, fedorentos: está certo que parte da idéia do paintball é gerar emoção e lhe colocar em uma situação parecida com a de um soldado em guerra, que precisa se camuflar e encontrar o inimigo. Porém toda a semalhança com guerra deveria parar por aí! Não é necessário fornecer roupas sujas, máscaras com cheiro de saliva velha e um colete ainda mais imundo. As máscaras deveriam ser completamente higienizadas entre as partidas, deviam cheirar bem e parecerem novas, realmente limpas! Os coletes e a roupa precisam ser melhor lavados e desinfectados a cada dia. É muito fácil pegar doenças praticando paintball com as máscaras oferecidas nos locais como os que fomos.
- Máscara embaçando demais: o mais importante no Paintball é se preocupar com a segurança, principalmente dos olhos e por isto a máscara é indispensável. O problema é que a máscara embaça com a respiração e logo você não conseque enxergar nada direito. O adversário sempre fica camuflado e já seria difícil de ver sem a máscara e, quando ela embaça nos primeiros 30 segundos de diversão, acabou toda a graça. Você não pode tirar a máscara em campo para limpar pois corre o risco de levar um tiro no olho. Você não consegue ver direito e portanto não atira e não sabe para onde correr. Em um dos locais em que fomos, ao reclamar disso o instrutor disse que a máscara dele não embaçava, mas era mais cara. Em outras palavras: todos os 10 jogadores estavam com máscaras de má qualidade e o instrutor com uma máscara boa que não tinha este problema. O cliente deveria ter prioridade. A maior parte dos jogadores teve uma péssima primeira experiência e não voltou mais ao paintball.
- Muita demora entre as partidas: para jogar paintball você paga por hora e pela munição. Não adianta comprar 200 bolinhas se você fica mais tempo do lado de fora esperando todo o time recarregar e tentar limpar as máscaras embaçadas. Eu marquei e foram menos 35 minutos de partida em 1 hora de paintball! Dá pra melhorar muito se os atendentes forem bem treinados, tiver uma mesa grande para colocar os marcadores e facilitar os ajustes e recargas que precisam ser feitas.
- Marcadores ruins e mal calibrados: nada pior do que ter a chance e não acertar o inimigo por culpa do equipamento. Os marcadores usados tem que ter qualidade e estar perfeitamente calibrados. A munição também tem que ser de qualidade, bem balançeada. Nos dois locais em que fui, mesmo com o marcador apoiado no chao e na mesma posição, um tiro a 5 metros acertava em locais totalmente diferentes a mais de 1 metro de distância do outro! Era uma arte conseguir acertar um alvo pequeno. Ao tentar trocar de marcador, o atendente disse que estava normal! No fim da atividade, eu falei com outro atendente e ele disse que eu devia ter falado com ele antes! O problema não foi só comigo e vários estavam reclamando de marcadores ruins.

A máscara não deve embaçar com facilidade e tem que estar limpa!
Eu não sei se volto a jogar paintball, mas talvez eu ainda tente as chances em algum outro local da cidade. Gostei da experiência mas os problemas acima são realmente sérios, especialmente o primeiro que coloca a saúde em risco.
Se você está lendo isto e é dono de uma estabelecimento que oferece o serviço de paintball, considere rever a qualidade da prestação de seus serviços e poderá inclusive usar isto como diferencial em sua publicidade. Com certeza precisará investir em máscaras, marcadores e processos melhores, mas o bom resultado virá com a fidelidade dos clientes.
Você joga paintball? Quais os pontos positivos e negativos das experiências que você já teve?
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também

Quais os melhores jogos de celular multiplayer?

Como lavar suas roupas durante viagens?

Como aprender matemática mais rápido?

Como organizar seu quarto?