O que é Dual Shock?

Escrito na categoria "Geral" por André M. Coelho.

Certamente as pessoas que estão acostumadas com o mundo dos vídeo games já viram está palavra em algum lugar, mas não temos como saber o número de pessoas que sabem o que é. Ao mesmo tempo podemos ajudá-las com essa informação. Este artigo vem explicando o que é Dual Shock e suas funções!

Este termo surgiu em 1997 com o lançamento de uma linha de controles com opções de vibração. Estes controles lançados pela Sony, vieram na época do PlayStation 1 e alcançaram sucesso absoluto entre a crítica.

O que mudou do controle convencional para este modelo Dual Shock?

Ele possui dois analógicos a mais, bastante utilizados em games criados depois de seu lançamento, contando ainda com dois motores internos que são os responsáveis pela vibração do controle. Um deles faz um efeito leve de tremor e o outro bem mais intenso.

Vale lembrar que nem todos os jogos são compatíveis, mas a ampla maioria dos games de ação e corrida utiliza este recurso. A única parte negativa desta versão de controles é o aumento no peso devido os motores de vibração.

Existem grandes defensores deste aumento de peso que dizem dar mais segurança no manuseio do controle, sem contar é claro da emoção e interação que este recurso proporciona.

Manete Dual Shock

Primeiro modelo Dual Shock

Existem 3 gerações de Dual Shock, confira abaixo:

Dual Shock

Dual Shock 2

Dual Shock 3

Digamos que muita gente já teve um controle Dual Shock na mão e nem sabia o que era, esperamos que com este artigo você pudesse tirar todas as dúvidas e entendido sobre este tipo de controle.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.