Joystick e Joypad – Qual a diferença entre eles?
Em um mundo cheio de informações é sempre presente a variação de termos utilizados para definir uma novidade ou um tipo diferente de aparelho.
A cada dia surgem atualizações para novas tecnologias e acessórios. Muitos têm funcionalidade praticamente semelhante, mas não o mesmo nome. Vamos te explicar neste artigo a diferença entre Joystick e Joypad.
JOYSTICK
É um periférico utilizado em vídeo games ou computadores conhecido popularmente como “controle ou manete”. Surgiu no início dos anos 80 e são compostos por uma base e uma alavanca, os botões ficam na base e nas alavancas, em alguns modelos existe a presença de botões apenas na alavanca.
Leia também
Este tipo de periférico é bastante conhecido pelos usuários do Atari, um dos primeiros consoles de vídeo games da história. Presente também nos computadores e bem aceito para os fãs de games que simulam vôos.
JOYPAD
Este é um periférico de controle de jogos, bastante conhecido com o nome popular de “manete”. Os Joypads não fazem uso de alavanca e tem um formato que o jogador segura com as duas mãos e fazem uso dos polegares de ambas as mãos para acionar os botões.
Os modelos básicos de Joypads contam com um direcional em seu lado esquerdo, enquanto no lado direito fica os botões de ação de comando, ao centro ficam geralmente os botões de Start e Select.
Com o passar dos anos e a evolução dos games foram acrescentados pequenos analógicos que em alguns jogos podem substituir o direcional padrão, além do surgimento de botões na base superior do controle que são acionados pelos dedos indicadores e médios de ambas as mãos.
Existem vários modelos diferentes de Joypads, contando com inúmeros formatos e designs, porém a base de funcionalidade é a mesma.
Agora ficou fácil entender a diferença de joypad e joystick? Esperamos ter ajudado vocês a solucionar esta dúvida.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
Powerball
Como comprar jogos originais mais baratos?
O que é Force Feedback?
Realidade aumentada: Celular com projetor!