Como jogar xadrez? Quais as regras?

Escrito na categoria "Geral" por André M. Coelho.

Neste artigo você vai aprender tudo sobre o jogo de Xadrez. Nós vamos te ensinar todos os movimentos de cada peça e dar uma explicação detalhada destes movimentos.

Pra você que não conhece nada deste sensacional jogo, vamos fazer uma rápida introdução abaixo, então pedimos que vocês fiquem bem atentos a cada detalhe que vamos passar.

Objetivo

O jogo se resume na perseguição do Rei adversário, no momento em que você consegue capturar o rei adversário o jogo termina.

Preparação

Cada jogador vai começar o jogo com 16 peças, elas começam alinhadas nas duas primeiras linhas do tabuleiro.

Ma primeira linha você vai encontrar as peças na seguinte ordem: Torre, Cavalo, Bispo, Rei e Rainha, Bispo, Cavalo e Torre. Na segunda linha ficam os peões, são 8 peças de peões para cada lado.

OBS: Se você jogar com as peças brancas, a sua Rainha deve ficar na casa branca, se você jogar com as peças pretas, a sua Rainha deve ficar na casa preta.

A primeira regra do jogo é que o jogador das peças brancas sempre começa.

Como Jogar

Cada jogador faz um movimento com uma das peças por vez. Você vai aprender agora como movimentar as peças, pois elas têm movimentações diferentes, isso faz com que cada peça tenha importância diferenciada no jogo.

Como jogar xadrez?

Veja o movimento de cada peça do xadrez

Rei

Rainha

Torre

Bispo

Cavalo

OBS: Como foi dito anteriormente, o Cavalo anda sempre em L, para facilitar seu entendimento, veja esta imagem abaixo, que simula uma jogada com um Cavalo. Observe que o L está deitado nesta jogada, ou seja, não importa como o L ficará no final, mas é sempre neste formato.

Quais as regras do xadrez?

Veja como o cavalo se movimenta

Peão

OBS: Eles são as únicas peças que sua captura é diferente do movimento de andar no tabuleiro. Você jamais poderá recuar com um peão e caso você chegue até a linha final do lado adversário, você poderá recuperar uma peça capturada pelo seu adversário.

Como Capturar?

Esta captura acontece quando uma peça ocupa o lugar que a outra estava. Você deve fazer o movimento com alguma de suas peças e posicioná-la no local onde estava a peça adversária. Desta forma você vai pegar a peça do adversário que estava naquela casa e retirar do jogo.

O que é Roque?

Este foi o nome dado a um movimento especial que você pode fazer apenas uma vez em cada partida. Neste movimento o Rei avança lateralmente duas casas na direção da Torre, enquanto a Torre salta o rei e fica do lado de onde o Rei vai ficar. vai para a posição onde o rei estava.

Este movimento pode ser feito com qualquer uma das Torres, mas ambas peças não podem ter sido movidas no jogo. Esta jogada não pode ser feita quando o jogador estiver em Xeque.

Como fazer o movimento Roque no xadrez?

Veja como é feito o movimento roque no xadrez

Como dar Xeque?

O Xeque acontece quando o Rei sofre uma ameaça, ou seja, no momento em que você faz uma jogada que possibilite a captura do Rei na próxima rodada.

Todas as vezes que você dar um Xeque no adversário, você deve anunciar que ele está em Xeque, para isso você deve dizer “Xeque”. Depois de ter feito isso, o seu adversário terá de se livrar para defender o Rei e existe 3 possibilidades:

Como dar Xeque-Mate?

Xeque-Mate é quando você faz um movimento em que não deixa opções de fuga para o Rei adversário, este é considerado o último movimento antes de capturar o rei adversário.

Final de Partida

No momento em que um jogador dar Xeque-Mate no adversário, ele é o vencedor. Caso aconteça de um jogador não poder realizar mais movimentos, mas sem estar em Xeque, esta partida é considerada empatada.

Existem partidas que ficam com poucas peças de ambos os lados e desta forma é praticamente impossível dar um Xeque-Mate sem que um dos jogadores entregue a partida. Nestes casos a partida é considerada empate a não ser que os jogadores queiram jogar uma partida infinita.

Outra situação que pode acontecer é quando um dos jogadores acha que não pode mais vencer o jogo, neste momento ele pode abandonar a partida e o adversário será considerado o vencedor.

Assim chegamos ao final deste artigo especial sobre Xadrez. Convidamos a todos vocês que nunca jogaram para experimentar, este jogo desenvolve o raciocínio e a inteligência.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.