Como comprar lâmpadas de LED residenciais boas e baratas?
Estamos em um bom momento para considerar a mudança de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes para lâmpadas LED. Até agora, você provavelmente sabe que os LEDs têm uma vida útil mais longa, além de ter uma boa relação entre custo e benefícios. Estas lâmpadas fizeram avanços significativos ao longo dos últimos anos, entregando uma boa potência e qualidade de luz a um preço mais acessível.
Mais do que nunca, há também um número esmagador de variedades de LED, e escolher um LED é totalmente diferente de pegar uma lâmpada incandescente ou fluorescente na loja. Antes de ir até a loja, descubra como escolher uma lâmpada LED e como encontrar uma lâmpada LED boa e barata.
Leia também
Aprenda as especificações técnicas da lâmpada LED
Ao comprar lâmpadas, você provavelmente está acostumado a olhar os watts, uma indicação de quão brilhante a lâmpada será. A luminosidade dos LEDs, no entanto, é determinada de modo diferente.
Contrariamente à crença comum, potência não é uma indicação de brilho, mas uma medida de quanta energia a lâmpada consome. Para as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, existe uma correlação entre os watts e o brilho, mas para os LEDs, Watts não são um indicador de quão luminosa uma lâmpada será.
Por exemplo, uma lâmpada de LED com brilho comparável a uma lâmpada incandescente de 60 W tem apenas 8 a 12 watts. Só que não há uma maneira uniforme de converter os watts para LEDs. Em vez disso, uma forma diferente de medição deve ser usada: lúmens.
O lúmen (lm) é a medida real do brilho fornecida por uma lâmpada, e é o número que você deve procurar ao comprar lâmpadas LED. Ou seja: escolha a quantidade de lúmens que você julgar adequada para o local onde pretende colocar a lâmpada. Quanto mais lúmens, mais iluminado será o lugar.
Preocupe-se com a cor da lâmpada LED
Lâmpadas LED são capazes de exibir uma gama de cores impressionante, do roxo ao vermelho, a um espectro de brancos e amarelos. Para a casa, no entanto, você provavelmente está procurando por algo semelhante à luz que as lâmpadas incandescentes produzem
As cores populares disponíveis para LEDs são “branco quente”, “branco suave” e “branco brilhante.”
Branco suave vai produzir uma tonalidade amarela, parecida com a das lâmpadas incandescentes, enquanto as lâmpadas rotuladas como branco brilhante produzirão uma luz mais branca, mais perto da luz que você vê em shoppings e lojas.
Se você quiser ir para um linguajar mais técnico, a temperatura de cor é medida em graus Kelvin. Quanto menor o número, mais “quente” (amarelada) a luz. Assim, sua lâmpada incandescente típica tem uma temperatura entre 2.700 K e 3.500 K.
Calcule suas economias com lâmpadas LED
Quando mudando para lâmpadas LED, não espere para salvar baldes de dinheiro. Em vez disso, pense nisso como um investimento. Felizmente, a concorrência aumentou e lâmpadas LED baixaram no preço, mas você ainda deve esperar para pagar muito mais do que uma lâmpada incandescente ou fluorescente.
Eventualmente, as lâmpadas LED vão se pagar, e você vai desfrutar de uma menor produção de calor, maior vida útil da lâmpada, e até mesmo a opção de controla-las com o seu smartphone.
A menos que você esteja substituindo muitas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes em uma grande casa, você não vai ver poupanças significativas na sua fatura de eletricidade.
Lâmpadas LED e interruptores de escurecimento
Devido ao seu circuito, os LEDs nem sempre são compatíveis com os interruptores tradicionais de escurecimento. Em alguns casos, o interruptor deverá ser substituído. Outras vezes, você vai pagar um pouco mais por um LED compatível.
Se você gostaria que seu LED fosse regulável, você precisa escolher entre encontrar lâmpadas LED compatíveis com dimmers/escurecedores tradicionais, ou substituir o interruptor de escurecimento atual com um compatível com lâmpadas LED.
Ao fazer compras para LEDs, que ajuda a saber que tipo de escurecimento interruptor que você tem, mas se você não sabe (ou preferem não passar pela dificuldade), basta procurar lâmpadas LED compatíveis com dimmers/escurecedores incandescentes ou fluorescentes normais.
Planeje a substituição por lâmpadas LED
Você provavelmente sabe que lâmpadas LED são mais frias do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mas isso não significa que lâmpadas LED não produzem calor. As lâmpadas de LED ficam quentes, mas o calor é afastado por um dissipador de calor na base do bulbo. De lá, o calor se dissipa no ar e o bulbo LED permanece frio, ajudando a manter sua promessa de uma vida muito longa.
E é aí que reside o problema: a lâmpada precisa de uma forma para dissipar o calor. Se uma lâmpada LED é colocada em uma caixa fechada, o calor não vai ter para onde ir, enviando-o de volta para o bulbo, sentenciando sua nova lâmpada LED a uma morte lenta e dolorosa.
Considere onde você gostaria de colocar as suas lâmpadas LED, procurando adaptar seus bulbos e rede para modelos mais abertos e que permitam a circulação de ar.
Como comprar lâmpadas LED baratas?
Sites chineses de venda já enviam direto para o Brasil, com alguns já até incluindo valores de impostos para um desembaraço mais rápido. Só que não basta sair comprando a lâmpada mais barata. Você terá que pesquisar análises e avaliações das lâmpadas, principalmente se elas não tiverem marca. Pode ser difícil encontrar uma lâmpada barata e boa, mas o tempo pesquisando poderá poupar um bom dinheiro na hora de comprar as lâmpadas LED.
Você também pode optar por comprar as lâmpadas em sites mais conhecidos, tanto no Brasil quanto no exterior. Assim como as marcas genéricas, você deve procurar análises e avaliações de consumidores e profissionais para as lâmpadas que te interessam.
Sites de comparação de preços também são sempre uma boa opção para começar suas pesquisas e estabelecer uma margem de custos para suas lâmpadas LED.
Você já usa lâmpadas LED? Elas te ajudaram a economizar na conta de luz? Quais marcas de lâmpadas LED você recomendaria?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
Como comprar jogos originais mais baratos?
Qual video game comprar?
Produtos chineses são mesmo de má qualidade?
Faculdade pública ou privada? Veja os custos ocultos!