5 séries que se passam no futuro! Será mesmo futuro?
É muito estranho olhar a idealização do futuro de antigamente. Algumas séries antigas se passavam num momento do tempo bem a frente da época em que foram realizadas. Acabavam idealizando um mundo com carros voadores, vestimentas prateadas e até comida em pílulas. Muita coisa que parecia genial, quando foi feita, hoje em dia se mostrou totalmente fora da realidade e até risível.
Nem que você tenha toda sorte do mundo e ganhe na mega sena esta semana poderia ter uma casa como a do desenho dos Jetsons, por exemplo. Uma empregada doméstica robótica, que lava, passa, cozinha, cuida das crianças e não precisa de férias ou folga. Mesmo existindo este gap de tecnologia, muitas dessas séries são incríveis e valem a pena serem vistas outra vez.
Leia também
Muita gente continua sonhando com o deslocamento de espaço mostrado em Star Trek, por exemplo, com viagens no tempo como em Dr. Who ou em ficar invisível ou com a possibilidade de ter sentidos apurados como em O Homem Invisível ou A mulher Biônica.
Também não se pode esquecer que algumas coisas que pareciam impossíveis tornaram-se reais. A cena em que Deckard (Harrison Ford) analisa uma fotografia, em Blade Runner, é agora banal. Alguns comunicadores que aparecem em diversos filmes, podem ser comparados com os atuais celulares e a propulsão feita por íons e plasma da Enterprise já foi utilizada pela NASA em algumas naves não tripuladas.
Por isso uma análise destas séries antigas, mesmo em meio a algumas ideias impossíveis, pode revelar tanto a criatividade dos roteiristas quanto um pequeno sonho da humanidade que poderá se tornar real, em breve. Aqui vai uma lista delas com uma atual, que corre o risco de acontecer o mesmo, em pouco tempo:
O Túnel do Tempo
A série é cult. Os episódios que avançam no tempo são os melhores. A tecnologia e o orçamento da época, anos 60, eram mínimos. Muita tinta prateada e roupas futuristas pra mostrar um futuro que não chegou. E não chegou até hoje em 2015. Considerando o caminho de ter cada vez mais simplicidade e menos preocupação com um padrão de aparência, é possível que o futuro seja bem diferente do que é mostrado nessa série. Mas valeu a tentativa e ela foi diversão por muito tempo!
Perdidos no Espaço
Uma família interage com uma nave defeituosa, um robô de 2 metros e um inimigo íntimo não-declarado. Os erros de gravação no Youtube, mostram que a roupa do robô ia até o joelho, dá pra ver o figurino cortado em algumas cenas. Fez parte da infância de muito gente e tem uma legião de fãs.
Star Trek
Na série Star Trek a tecnologia de viagens pelo espaço a velocidades mais rápidas que a luz é um dos pilares. Depois de um apocalipse no século XXI, os seres humanos passaram a integrar a Federação Unida de Planetas, juntamente com espécies de outras galáxias. Como consequência do progresso da ciência e do conhecimento adquirido através do contato com raças alienígenas, as humanidade no século XXIII já havia evoluído a ponto de ter erradicado várias doenças e acabado com a pobreza. O que moveria então a busca pelo progresso científico: Explorar novos mundos! Estas aventuras é que fazem parte dos vários episódios e histórias da série Star Trek e dos humanos e alienígenas que tripulam as naves da Frota Estelar da Federação.
Dr. Who
Série inglesa que tentava ensinar história e ciência. Mais de 10 atores já fizeram o papel principal do alienígena viajante do tempo, com poder de regeneração. Uma legião de fãs continua cultuando o show e espera por sua nova temporada.
O Homem de Seis Milhões de Dólares
Um homem tem seus sentidos aumentados num experimento do governo, após um grave acidente. Força, visão, membros são implantados com “poderes” aumentados, tranformando-o em um ciborgue. Gerou o spin-off A Mulher Biônica.
Minority Report
Adaptação do conto de Philip K. Dick pra TV – todo mundo lembra do filme, com Tom Cruise, né? – promete muita tecnologia e alguma parte já existe hoje em dia.
Algumas cidades do mundo inclusive já monitoram as placas de veículos nas principais rodovias e ruas da cidade, permitindo um controle bem preciso de quem entra e sai. Com tais informações em grande escala é utilizando-se de algoritmos de big data cada vez mais inteligentes é possível prever muitas coisas, especialmente quando alguém sai da rotina.
Você conhece alguma situação em que você já se sentiu controlado como no caso do filme Minority Report?
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!