3 formas para promover a inspiração empreendedora
Empreendedorismo é uma palavra que depende diretamente de outra: inspiração. A quantidade de esforço que uma ação empreendedora implicará exige, obrigatoriamente, que a pessoa que dinamiza todo o processo tenha a motivação necessária para se manter ativa, empenhada e focada nos seus objetivos.
O papel da inspiração para garantir tudo isto é fundamental. Torna-se impossível continuar a dar 100% de nós a um projeto se não acreditarmos nos seus resultados. Assim, para que se seja empreendedor, é necessário que se busquem, não só as ferramentas práticas e as estratégias mais indicadas, mas também o resto: aqueles pedaços de inspiração que podem ajudar a dar o primeiro (e também o último) passo na concretização de um projeto.
Leia também
Existem várias formas para um empreendedor se manter inspirado ao longo do processo de criação e estruturação do seu negócio. Cada pessoa poderá encontrar, no caminho para a edificação deste tipo de estrutura profissional, as suas próprias formas de inspiração, que o ajudem a manter-se focado e orientado para o cumprimento dos objetivos.
Ainda assim, mesmo perante eventuais diferenças que possam existir de empreendedor para empreendedor, é inegável que existem alguns pontos importantes para inspirar todos os que têm esta alma empreendedora.
Hoje, iremos conhecer 3 das formas mais comuns para garantir que um empreendedor se mantém inspirado, para que fique a saber quais são os seus melhores aliados no caminho para o sucesso.
1. Ler e ver materiais inspiradores
A inspiração para empreendedores pode ser encontrada através de várias atitudes auto-promovidas. Uma delas, sem dúvida, é a procura de conteúdos que contribuam para melhorar a auto-estima e a motivação da pessoa que gere o negócio.
A procura de conteúdos – nomeadamente sob a forma de livros, de documentários, de histórias de sucesso, de conversas, de blogues ou de frases – pode ser uma forma de promover o bem-estar da sua mente, colocando o pensamento no local certo para se manter motivado. Este tipo de conteúdos gera estímulos eficazes para garantir que sente um impulso maior e mais duradouro, melhorando os seus níveis de energia e incentivando-o a continuar mesmo face a eventuais problemas ou constrangimentos.
Estes materiais podem ter uma influência direta nas nossas decisões e também nas ações e atitudes assumidas durante o processo de construção de uma marca. Assim, sem dúvida, para quem está a começar, o ideal para manter uma atitude empreendedora será buscar inspiração junto de conteúdos motivacionais.
2. Estabelecer objetivos concretos
Quando se inicia um processo novo, principalmente em meios de difícil inserção, como acontece com muitas estruturas comerciais e de e-commerce, é natural que existam momentos de desânimo.
Mesmo a alma mais empreendedora tem, no encontro com os desafios, dúvidas e medos, que colocam em perspetiva a situação e levam a questionar qual é a probabilidade efetiva de se ter sucesso, principalmente no seio de uma economia débil e de uma concorrência tão assertiva.
Este tipo de pensamento é muito normal e, por isso mesmo, desde o começo, é importante que um empreendedor estipule com clareza quais são os seus objetivos.
Ter objetivos concretos implica que todo o tipo de objetivo que possa ser relativizado se exclua. Claro que pode estar a iniciar o negócio por desejar ser independente ou ser rico. Mas as noções de riqueza e de independência são vastas e variáveis, não servindo como base para ancorar o seu trabalho ou para alicerçar a sua motivação.
A inspiração pode provir de outro tipo de objetivo, mais específico, direto e concreto: números, posicionamento da empresa ao final de alguns meses ou anos, margem de lucro desejada, conquista de um número de clientes.
A criação deste tipo de objetivo cria um motivo para continuar a esforçar-se no quotidiano e vai inspirá-lo ao longo do processo.
3. Contar com a sabedoria e o apoio de outros
Todas as pessoas se inspiram noutras pessoas. Por isso mesmo, ter bons mentores é muito importante para o ajudar a abrir os horizontes, a manter o ânimo e a continuar a lutar pelo sucesso, mesmo quando este parece uma miragem muito distante.
Ouvir o conselho de outros profissionais ou buscar o exemplo de casos de sucesso que passaram por situações de dificuldade – que em tudo se assemelham à sua – é muito importante para garantir que se mantém inspirado.
A proximidade com casos de sucesso será uma excelente forma de garantir que se sente mais estimulado e ativo, fazendo com que crie movimento e atue no sentido de conseguir, também, atingir um patamar positivo.
A ideia de que a ação gera mais ação é justamente o motivo pelo qual deve sempre procurar o apoio de outras pessoas, que o ajudem a recordar que, por mais difícil que seja o caminho, a conquista dos objetivos é possível e depende apenas de si, da sua motivação e da sua força.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
O que falar quando uma pessoa morre?
Como aprender a dar aulas?
6 livros que vão te ajudar a passar em um concurso público
Como começar uma conversa com desconhecidos?