Para estrear a categoria de vídeos aqui do site… vamos descrever claramente o que é o Youtube!

A internet vem mudando muito rapidamente com os passar dos anos e conforme a disponibilidade de banda fica maior nas residências as pessoas passam a poder ver vídeos pela internet sem ter que esperar muito. A alguns anos era difícil imaginar uma conexão de internet de 10Mbps, o que hoje (2011) é muito comum.

Com internet rápida as pessoas podem não somente assistir a vídeos como também enviar seus próprios vídeos para que outros vejam. Qualquer vídeo que você criar pode ser colocado no Youtube e compartilhado com o mundo. O Youtube é isto: um serviço de armazenamento, distribuição e compartilhamento de vídeos. Há uma infraestrutura técnica enorme por trás disto mas o resultado é excelente. São milhões de vídeos assistidos diariamente e a cada dia a quantidade de vídeos armazenados lá cresce. Só para que você tenha um idéia de quanta informação está nos servidores do Youtube, são enviadas 35 horas de vídeo a cada minuto, isto em 2011, tendendo a aumentar.

E como você pode usar o Youtube? Tem que ter conta no Youtube?

O Youtube foi comprada pelo Google a alguns anos e a partir daí qualquer um que tenha um e-mail @gmail.com pode ter uma conta no Youtube e mandar vídeos pra lá de graça, sem pagar nada. Basta ter uma câmera digital ou um celular com câmera, ciar um vídeo e fazer o upload para o Youtube. Enviar o vídeo pode demorar várias horas, dependendo da velocidade da sua internet. Os vídeo vão ficar no Youtube para sempre e você pode escolher quem pode assistí-lo, deixando-o público, ou privado – só você assiste quando estiver logado com sua conta do Google. Há também outra opção que garante uma boa privacidade que é “não listado”. Um vídeo “não listado” somente poderá ser visto com as pessoas que tiverem o link do mesmo. Ele não aparecerá quando alguém pesquisar no Youtube.

Outra vantagem interessantíssima é a possibilidade de ver os vídeos do Youtube no celular. Baste ter o Youtube para celular que já vem pré-instalado em vários celulares Android e pode ser baixado do Android Market. Outras plataformas móveis também permitem assistir vídeos do Youtube no celular.

O vídeo abaixo é de uma senhora chamada Sônia que teve uma certa dificuldade em pronunciar o endereço do Youtube.
Morri de rir… mas fiquei com um pouquinho de dó!
Então… vamos todos rir!!!

Entendeu o que é o Youtube e para que ele serve? Agora é hora de você mesmo criar seus vídeos e compartilhar com as pessoas!