O Airbus A320 é uma aeronave comercial para passageiros construído pela Airbus.

Em 1981 a companhia anunciou que desenvolveria uma aeronave para rotas médias e curtas, com capacidade para até 150 passageiros. Seria a primeira aeronave do consórcio de fuselagem estreita, o primeiro produto para rotas curtas de menor densidade.

Desde 1977 a Aerospatiale estudava uma aeronave com estas características, sob a designação AS.200. Um conceito de sub-família foi estudado, variando basicamente o comprimento da fuselagem, internamente conhecidos como SA-1, SA-2 e SA-3.

Airbus A320

O SA-1 viria a tornar-se o A320 para 162 passageiros, nas versões -100 e -200, com pesos e alcances e diferentes. Lançado oficialmente em 1984, o A320 foi encomendado pela Air France e British Caledonian. O primeiro protótipo voou em fevereiro de 1987, equipado com dois motores CMF56, e a homologação pela JAA um ano mais tarde, em fevereiro de 1988.

Curiosidades sobre o Airbus A320

O A320 é um dos maiores aviões comerciais em operação, além de ser um dos aviões mais populares entre as companhias aéreas ao redor do mundo. (Foto: www.airbus.com)

O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial totalmente FBW (Fly-by-wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks, mais parecidos com joysticks usados em vídeo games. Além disso, os computadores do avião “assumiriam o comando” da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.

Tanto assim que, no princípio de operações, esse radical avanço tecnológico provocou pelo menos 3 acidentes fatais, em que as tripulações “brigaram” com a máquina pelo comando da própria.

Hoje, o A320 é o modelo de maior sucesso da empresa, e pode ser no futuro uma das aeronaves comerciais mais vendidas da história da aviação. Aeromoças ao redor do mundo e pilotos podem hoje chegar em casa com segurança por conta dos muitos avanços do Airbus 320.

Motores cfm-56 ou IAE v2500

Veja mais informações sobre o Airbus 320.

Veja fotos do Airbus 320.

Origem: Wikipedia