Passou hoje no Auto-Esporte da rede Globo um caneta especial usada para saber se um carro já foi lanternado. A caneta mostra onde houve alguma pintura não original no carro e mesmo onde foi utilizada massa na lataria. Mas por que saber disso?

Cuidados ao comprar carro usado

Existem carros que, após sofrer algum acidente grave, são recuperados e vendidos como se nada tivesse ocorrido.
Muitas vezes o trabalho de lanternagem é tão bem feito que fica muito difícil descobrir se o carro já foi batido.

Caneta para medir espessura da tinta do carro

Uma caneta magnética pode ser utilizada para fazer essa tarefa. Como a pintura original do carro tem uma espessura constante e bem definida, o imã da caneta vai marcar sempre a mesma posição ao ser colocado sobre uma superfície com pintura original. Caso seja colocada sobre uma superfície que tenha sido pintada fora da fábrica, a espessura da tinta + verniz é diferente, e a caneta mostrará isto.

Teste para saber se a pintura do carro ainda é original

A caneta para teste de espessura de tinta de um carro é a ferramenta que você precisa para descobrir se um carro já foi repintado, e evitar que um dono espertinho não te conte das batidas que o carro já levou. (Foto: produto.mercadolivre.com.br)

Pior ainda quando a caneta é colocada sobre um local em que foi utilizada a massa. Nestes locais, a caneta sequer irá “grudar” na superfície.

Isto não é um artigo patrocinado, mas não deixa de ser uma propaganda, pois recebi a informação de uma leitora informando que a caneta é da empresa Checkauto. Entre no site e assista ao vídeo falando dos serviços prestados pela empresa. É muito interessante.

Dá pra recuperar carro amassado o batido?

Realmente, existem carro que não tem muito como recuperar, como este Honda Civic todo amassado. Porém, os lanterneiros que existem por aí são cada vez melhores e mais equipados. Alguns conseguem uma recuperação tão perfeita que torna quase impossível a um amador descobrir que o carro foi lanternado.

Lanternagem para carros

Portanto, fique atento ao comprar seu veículo usado: verifique sempre com um profissional o estado da pintura. Mesmo com carros novos, após as chuvas de granizo que ocorrem em vários lugares do país, há carros lanternados vendidos como novos. Nem sempre é má-fé, mas é necessário ter certeza antes de adquirir um veículo.

Além disso, há os profissionais de Martelinho de Ouro, verdadeiros artistas que, com muita técnica e com um certo dom, conseguem efeitos impressionantes na recuperação da beleza dos carros, sem necessidade de repintura.

Para saber mais sobre carros, visite o site Carro de Garagem.