Como funcionam os motores radiais? E a máquina de costura? Já parou pra pensar como funcionam estes mecanismos comuns ao nosso dia a dia? E os motores de aeronaves?

A engenharia como a conhecemos hoje já tem alguns milhares de anos de evolução, mas mesmo os mecanismos mais antigos dão prova da enorme inteligência do homem. Pena que grande parte destes inventos apenas surgiu durante as guerras, com o intuito de destruir ao invés de construir. De qualquer forma foram inventos que após os conflitos se transformaram em produtos úteis à sociedade. Veja abaixo como alguns destes mecanismos fundamentais funcionam.

Talvez você nem saiba o que é um motor radial. Eu também não sabia mas agora que entendi como ele funciona fica muito mais fácil entender como é a propulsão das hélices dos aviões, por exemplo.

Motor radial

Motor radial

E como funcionam as máquinas de custura? O que vemos é a linha sendo passada pra cima e pra baixo dentro do pano. Como é possível costurar o tecido fazendo tal movimento? Na imagem abaixo fica fácil entender como a máquina de custura mais simples funciona. Provavelmente muito mais complexas são as máquinas que fazer os milhares de tecidos diferentes existentes nos dias de hoje.

Como funciona a máquina de costura

E como funciona o motor de uma locomotiva?

Motor de locomotiva

Motor de locomotiva

E o mecanismo que mexe os ponteiros de um relógio?

Mecanismo de relógio

Mecanismo de relógio

A transmissão de força do motor do carro para as rodas também é feita por um mecanismo interessante. O mesmo ocorre na caixa de transmissão, que reage às mudanças de marcha realizadas pelo motorista.

Caixa de transmissão

Caixa de transmissão

Transmissão fixa

Transmissão fixa

Na época da primeira guerra mundial, existia um modelo de motor de combustão chamado “motor rotativo” ou “Rotary engine”, muito usado em aviões e carros. Na época, era um motor eficiente em relação a potência, peso e durabilidade. Veja se o funcionamento do motor rotativo é ou não é bem interessante? Bem diferente dos motores de combustão dos automóveis de hoje!

Motor Rotativo

Motor Rotativo

E então? Gostou de entender como funcionam estes mecanismos? De qual deles você mais gostou?  Deixe um comentário com suas observações e indique aos seus amigos!

Fonte das imagens: Wikipedia

4 comentários para “Mecanismos complicados explicados em animações simples”

  1. Rogério F Oliveira

    Muito legal! Tem como fazer o download das animações?

    • Equipe Palpite Digital

      Sim! Para fazer o download de cada uma, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha: “Salvar imagem como…”
      Use o navegador Mozilla Firefox para isto, por exemplo.

  2. Celso

    Gostei muito dos funcionamento dos motores, valeu!

  3. Luciano Soares

    Achei bastante interessante o mecanismo da máquina de costura.