O que está passando na televisão agora? Qual a programação da televisão que é mais assistida e porque? Como fazer os programas atraírem mais audiência para gerar mais dinheiro com propagandas? Esta certamente uma pergunta que as emissoras de TV tentam responder todos os dias.

A televisão ainda é o meio de comunicação em massa que mais penetra na vida das pessoas. Mesmo com a internet estando cada vez mais comum nas residências a televisão ainda domina dentre os meios de comunicação.

Mas como é medida a audiência da televisão? Como saber quantas pessoas assistem a cada canal e em que momento?

Na internet qualquer site tem ao seu dispor ferramentas gratuitas e de excelente qualidade para medir a audiência. Cada visita única a cada página de um site pode ser facilmente mensurada em todos os seus aspectos. Uma destas ferramentas para internet é o Google Analytics.

E na TV? Como a audiência é medida?

Audiências na televisão - Peoplemeter

Esse é o Peoplemeter, a caixinha usada para medir a audiência de um canal de televisão pelas empresas que fazem tais medições. (Foto: divulgação)

O Ibope que é um dos órgãos que mede a audiência na televisão o faz de maneira estatística, por amostragem. Uma destas medidas utiliza o que o Ibope chama de “Peoplemeter”. Trata-se de um aparelho conectado à TV que registra quais os canais estão sendo assistidos a cada minuto e envia esta informação pela internet para os servidores do Ibope. Cada pessoa na casa antes de usar o “Peoplemeter” se identifica apertando um botão. Assim a audiência pode ser medida também por faixa etária.

Há um outro método usado pelo Ibope que é um caderno. Com tanta tecnologia disponível é difícil imaginar que este ainda seja o método mais popular. Talvez seja assim porque nem todos que assistem televisão tem acesso à internet para usar o método eletrônico descrito acima.

Do site do Ibope, a explicação rápida de como funciona o método do carderno:

É uma das mais tradicionais metodologias de medição de audiência e consiste no preenchimento por parte do indivíduo da programação que ele assistiu durante o dia em intervalos de 15 minutos. Os cadernos são recolhidos no domicílio a cada duas semanas e suas informações são armazenadas em banco de dados através de um sistema de leitura ótica com entrega mensal dos dados.

Com todas estas informações coletadas de algumas cidades do país, os estatísticos do Ibope conseguem determinar quais são as audiências da televisão no restante do país. Certamente que a representatividade da base de domicílios deve ser escolhida com base na ciência estatística também, e isto o Ibope explica em seu site.

Gostou? Então agora você pode fica tranquilo que ninguém sabe o que você anda assistindo na TV aberta, exceto se o Ibope tiver colocado algum aparelhinho na sua casa.

Por falar nisso, você conhece alguém que tenha isso em casa? Já ouviu falar de alguma família que tenha o “Peoplemeter” do Ibope em casa? Conte pra gente aí nos comentários!