Os jogos estão cada vez mais avançados e a tecnologia torna ainda mais reais as expressões e movimentos das faces dos personagens. A poucas semanas atrás a técnica usada no jogo L.A Noire para capturar e simular as expressões faciais era o que poderíamos chamar de estado da arte. Considerando os vídeos que tenho visto com relação a isto, o L.A Noire era até o momento o mais surpreendente.

Recentemente um vídeo da empresa JAnimation me fez repensar este ranking. A expressão facial do modelo virtual ainda soa um pouco artificial, mas se você não prestar muita atenção poderá facilmente pensar que se trata de uma pessoa real.

Captura facial 3D para jogos

Na esquerda, o modelo 3D do ator. Na direita, o ator que teve o rosto modelado. Perfeito, não? (Foto: www.eurogamer.net)

Programa de captura de movimentos faciais

O programa usado é proprietário, e o resultado é fenomenal. Espero poder acompanhar tal evolução ainda por muito tempo e poder brincar com estes jogos daqui a 10, 20… 30 anos! Consegue imaginar o que teremos se os avanços continuarem neste ritmo?

Assista ao vídeo e se impressione também!

Dá pra ficar ou não de cara com esse aplicativo? E olha que nem é ilusão de ótica! Imagina isso em um jogo de realidade aumentada? Gostou? Então deixe seu comentário e compartilhe no Facebook!