Com a internet cada vez mais rápida e mais gente tendo acesso a câmeras e filmadoras os vídeos estão se tornando uma das principais formas de acesso à conteúdo na rede de computadores mundial. O Youtube já é um dos principais mecanismos de busca utilizados hoje em dia e muita gente tem trocado os enfadonhos canais de TV pelos milhões de canais do Youtube, em que você escolhe o que e quando assistir. É um caminho sem volta e as emissoras de TV já disponibilizam seu conteúdo lá também!

Mas nós meros mortais temos uma internet rápida e que permite assistir a vídeos em HD com excelente qualidade e tudo mais, mas na hora de enviar um vídeo velocidade de upload torna o processo mais complicado e demorado e é necessário comprimir o vídeo antes de enviar. Veja antes um artigo explicando o que é upload e a velocidade do mesmo.

A compressão de vídeo pode implicar em perda de qualidade, mas isto é opcional. Há codecs de compressão excelentes que reduzem muito o tamanho do vídeo com pouca ou nenhuma mudança perceptível de qualidade.

Comprimir Video

Tela do VirtualDub para escolhe do codec a ser usado na compressão do video AVI

Vídeos que são gerados a partir de capturas de telas de jogos em geral ficam muito grandes pois não há compressão no momento em que vídeo está sendo capturado. A compressão gasta processamento e possivelmente poderia interferir na qualidade do jogo, deixando-o mais lento. Por isso os vídeos de gravações de jogos são capturados sem compressão (todos os quadros são gravados no HD) e ficam enormes. Depois de capturados é que eles devem ser comprimidos e editados antes do envio para o Youtube. O mesmo vale para vídeos que capturam telas de programas. Nestes vídeos a taxa de compressão costuma ser ainda melhor pois há partes da tela que nunca mudam e os softwares que comprimem os vídeos se aproveitam desta informação para tornar o vídeo final menor. É fácil imaginar que a borda superior da janela ou a barra de ícones do Windows deve mudar muito pouco em um vídeo que grava a tela por alguns minutos. Este é um exemplo de conteúdo que será igual em muitos quadros, gerando uma taxa de compressão maior.

Quanto mais complexo o vídeo menor será a taxa de compressão, considerando que a qualidade original deverá ser mantida.

O tutorial abaixo mostra passo a passo como comprimir um vídeo AVI usando o VirtualDub. O próprio tutorial foi comprimido usando estas instruções e teve seu tamanho reduzido em mais de 20 vezes. Assista em 1080p para que seja possível ver todos os detalhes do vídeo.

Observe que foram utilizados apenas softwares livres para este processo, inclusive para a gravação da tela.

Espero que com este artigo seja bem simples agora gravar os tutoriais e capturar as telas dos jogos para colocar no Youtube!