Em algum lugar, você já deve ter visto propagandas ou vídeos com projeções de imagens em superfícies irregulares. Esses vídeos interagem com as irregularidades da construção, criando uma experiência única de mídia.

O que é Video Mapping?

Video Mapping, ou Projeção Mapeada, é uma tecnologia de projeção usada para transformas objetos bi e tridimensionais em superfícies de projeção. Usando um software específico, o objeto é mapeado especialmente e uma versão sua é criada em ambiente virtual. Usando estas informações, o software pode, então, interagir com um projetor de modo a ajustar qualquer imagem para a superfície do objeto.

Para que serve o Video Mapping?

O Video Mapping ganhou destaque em campanhas de publicidade estilo “guerrilha” e em vídeo jóqueis especializados em música eletrônica. Estas campanhas de publicidade geralmente usavam as técnicas de VM para criar projeções interativas nas fachadas dos prédios.

Funcionamento do video mapping

Milhares de pessoas deliram com a arte de Video Mapping projetada em edifício em Budapeste, que interage completamente com a superfície irregular do prédio. (Foto: divulgação)

Com a tecnologia do video mapping, artistas podem adicionar dimensões extras, ilusões de ótica e noções de movimento a objetos até então parados. As imagens são comumente combinadas com áudio, de modo a criar uma narrativa em audiovisual. Vários museus, inclusive, já tem instalações artísticas que usam a tecnologia do video mapping.

Como funciona o Video Mapping?

Depois que o objeto é escolhido ou criado, uma réplica virtual precisa ser feita. Um modelo da superfície de projeção é criado e colocado em um ambiente virtual. Em seguida, define-se as coordenadas de onde o objeto está localizado em relação ao projetor. Finalmente, a orientação xyz é definida, assim como as posições e especificações das lentes de projeção são adicionadas ao projeto. Os softwares mais usados para este processo são vvvv, Madmapper, Resolume4 ou servidores de mídia como Photon, Watchout e Pandoras Box.

Quem faz Video Mapping?

Como é de se esperar, toda nova tecnologia atrai muitos entusiastas e mentes criativas dispostas a explorar todas as possibilidades da nova linguagem. Existem atualmente muitos artistas visuais propondo projetos de intervenção urbana usando a tecnologia. Porém, em esfera comercial, existem muitas empresas dispostas a oferecer esse serviço nos mais diversos graus de complexidade. Empresas como ViewAge , Trio Digital Group e Studio 46  especializam nesse tipo de mídia.

Espero que tenham gostado de aprender sobre Video Mapping conosco. Se você der uma pesquisada no YouTube, verá centenas de usos diferentes para essa tecnologia. Eu fico mais surpreso a cada dia, com novos usos do vídeo mapping.

Fiquem ligados no site para descobrir novas tecnologias, artes digitais, e várias outras coisas interessantes! Até a próxima!