Leitura fácil é difícil de escrever, como disse o romancista americano Nathaniel Hawthorne certa vez. Como mostra Hawthorne, redações podem ser uma dor de cabeça para até mesmo os melhores escritores. Talvez você esteja enfrentando um bloqueio criativo ou talvez você está lutando para encontrar as palavras certas. De qualquer forma, um bom texto precisa de tempo e preparação adequados. Bons textos tendem a compartilhar as seguintes características: uma introdução, uma tese forte, um corpo e uma conclusão. Com esses recursos, você pode escrever um bom texto sobre praticamente tudo.

O primeiro passo ao escrever é identificar o tipo de redação que você vai escrever: dissertação, narração ou descrição. Faça o brainstorm do assunto que vai tratar e anote os pontos-chave que você tratará em seu texto. Reúna fatos, pesquise em sua biblioteca local ou na Internet para poder ter o máximo de informações possíveis sobre o assunto do qual você pretende escrever.

Desenvolva uma tese, que será exibida no último período de sua introdução. Essa tese irá fornecer um breve resumo do que sua redação irá tratar. Dê uma visão geral do que você está querendo transmitir ao seu leitor, sem enrolações. Cuidado para não ser prolixo e acabar fugindo do foco.

Escreva um parágrafo introdutório. Sua introdução deve explicar o que você está escrevendo e sobre o argumento que você quer defender. Deve preparar o leitor para o resto do texto, preparando-o para o conteúdo que será apresentado e dando uma idéia de seu ponto de vista sobre o assunto.

Escrevendo melhor

Um bom escritor lê muito e escreve constantemente, praticando cada vez mais suas habilidades e buscando sempre deixar claro seus pontos de vista. (Foto: videojug.com)

Escreva o corpo de seu texto e crie parágrafos separados para cada ponto que você deseja atacar ou defender. Inclua uma sentença de tópico para cada parágrafo. Use fatos e lógica, ao invés de emoção e de opinião, para fazer seu ponto de vista prevalecer. Isso é muito exigido principalmente nas redações de vestibulares, uma vez que avalia sua habilidade analítica de relacionar fatos à defesa de um ponto de vista.

Escreva a sua conclusão recapitulando os pontos-chave utilizados no corpo do texto. Amarre sua conclusão remetendo para a introdução. Uma conclusão forte é importante, porque você quer ter um impacto duradouro sobre o seu leitor.

Comece sempre com um rascunho simples, sem muitos esforços, e pela a um amigo ou membro da família para ajudá-lo a editar. Faça as alterações necessárias antes de conectar todas as idéias e colocar todos os esforços na redação.

Para evitar erros, sempre revise seus textos e nunca tente passar palavras de outra pessoa ou idéias fora como se fossem suas. Ler bastante e escrever cada vez mais são as formas mais práticas de garantir que suas habilidades estejam sempre em prática. Não se esqueça de deixar sempre que alguém revise seus textos e reescreva sempre pelo menos uma vez, garantindo que seus pensamentos e linhas de raciocínio sejam sempre revistos.