Braille é o sistema usado para aqueles que são cegos ou têm deficiência visual para ler e escrever informações. As pessoas usam Braille em todo o mundo. Este é um sistema universal, onde pontos em relevo são criados em uma página. Você pode aprender a ler os pontos verificando-as com os dedos para descobrir as palavras ou letras que formam as palavras. Aprender braille é como aprender a escrever cada letra para formar as palavras, assim como uma criança.

Use um dos vários tutoriais online disponíveis para aprender braille. Estes tutoriais são frequentemente áudio interativos e oferecidos em vários idiomas. Junto com estes tutoriais, você vai aprender a começar a ler braille como uma pessoa com visão e, em seguida, passar para a leitura através da atividade sensorial com os dedos. Estes vídeos, em boa parte, estão disponíveis gratuitamente na rede.

Assista a uma aula em uma universidade ou escola, centros comunitários ou associações dos cegos. Alguns hospitais também oferecem cursos de aprendizagem braille para que aqueles sem comprometimento poderem ler e entender o mesmo sistema que os seus amigos e familiares que dependem do braille.

Escrita especial para os cegos

Ao aprender o Braille, você poderá ensinar e ajudar pessoas que tem algum tipo de deficiência visual, além de começar a pensar de forma mais abrangente para incluir essas pessoas em seus projetos e pensamentos. (Foto: en.wikipedia.org)

Trabalhe com alguém que sabe o melhor sistema, ou um cego ou uma pessoa com deficiência visual. As pessoas que usam este sistema regularmente muitas vezes entendem o quão difícil pode ser aprender algo novo. Eles podem ajudá-lo de uma maneira que nenhuma outra pessoa poderia por causa de suas habilidades adaptadas.

Prática, prática, prática. Comece com um exercício de aprendizagem simples, talvez até mesmo algo autodidata como o alfabeto ou sistema numérico. Aos poucos, trabalhe sua maneira de trabalhar a leitura de palavras e frases. Pequenos passos te levarão a capacidade melhorada e precisão.

Busque cursos, amigos e mais pessoas com quem você poderá praticar seu novo aprendizado. Uma língua, mesmo que seja só em forma de registro, só é aprendida quando você realmente pratica ela no dia a dia. Seus esforços, com certeza serão recompensados.

Por fim, busque instituições ue ofereçam certificados para o braille. Assim, você também terá um grande diferencial de mercado, o que é ótimo para quem quer atender a este público, os deficientes visuais, tão carente de direitos no nosso país. Pense que nem logomarcas pensam nos deficientes visuais. A partir daí, você pode já imaginar uma grande área de atuação no mercado.