Qual a diferença entre sistema métrico e imperial?

Escrito na categoria "Geral" por André M. Coelho.

Existem dois sistemas principais para medir distâncias e peso, o Sistema Imperial de Medição e o Sistema Métrico de Medição. A maioria dos países usa o sistema métrico, que usa as unidades de medição como metros e gramas e adiciona prefixos como kilo, mili e centi para contar ordens de grandeza.

Nos Estados Unidos, Inglaterra, e alguns poucos outros países, se usam o sistema imperial mais antigo, onde as coisas são medidas em pés, polegadas e libras. Pode ser confuso se você não está acostumado com um ou outro sistema, mas como se adaptar? Quais são as diferenças entre eles?

Sistema de medidas: Métrico Vs Imperial

O Sistema Imperial também é chamado de Imperial Britânico porque veio do Império Britânico que governou muitas partes do mundo do século XVI ao XIX. Depois que os países ganharam independência da Grã-Bretanha, alguns dos novos governos decidiram manter esse tipo de medida.

Aqui estão algumas coisas a lembrar nas transformações de unidades:

Medições complicadas, usadas nas ciências, por exemplo, estarão no sistema métrico, portanto não precisa se preocupar se você planeja fazer um estágio em engenharia ou química nos países que usam o sistema imperial.

A propósito, as escalas de temperatura também são diferentes. Embora não seja tecnicamente parte do sistema métrico, alguns países medem a temperatura em Fahrenheit, e não em Celsius/Centígrados. Centígrados ou Celsius tem sido usado em todo o mundo a partir de meados do século 20, mas alguns países continuam com o sistema Fahrenheit.

Sistemas de medidas

O sistema métrico é muito mais usado ao redor do mundo, mas o sistema imperial ainda persiste em alguns países. (Foto: Mobile Hydraulic Tips)

Aqui estão algumas conversões mais úteis para a temperatura:

Para converter Celcius (c) em Fahrenheit, use a fórmula:

(C * 1.8) + 32

Por que os países não mudam suas unidades de medidas?

Não há motivos para esperar que os países que usam o sistema imperial mudem para o Sistema Métrico e Centígrado a qualquer momento. Então sua melhor aposta é tentar ajustar o máximo possível. Ou pelo menos fazer o download de um aplicativo de conversão.

Curiosidades sobre o sistema métrico e o imperial

O sistema métrico também é conhecido como Sistema Internacional de Unidades, ou simplesmente sistema de medidas SI. O sistema métrico surgiu por causa da ratificação do sistema por 48 nações do mundo, e o acordo-chave era o tratado de metro. O sistema de medida imperial, por outro lado, refere-se ao sistema usado no Império Britânico nos séculos XIX e XX. No entanto, após a adoção do sistema métrico, o sistema imperial foi reduzido a alguns países do mundo, principalmente EUA e Grã-Bretanha.

O sistema imperial também é chamado de sistema de medida de pé-libra, onde o pé é a unidade de comprimento e libra é a unidade de pesos e a segundo é a unidade de tempo. Por outro lado, o sistema métrico é o sistema que reconhece o metro como a unidade básica de comprimento, o quilograma como unidade básica de peso e o segundo como unidade de tempo.

O sistema de medida da SI é o resultado do esforço da comunidade internacional para estabelecer um sistema de medição simples, fácil de usar e universalmente aplicável. É considerado mais simples do que outros sistemas de medição, pois consiste em apenas 7 unidades básicas das quais se podem derivar outras unidades. O sistema de medição imperial é, na verdade, um sistema comum composto por dois sistemas relacionados, o sistema usual dos EUA e o sistema imperial britânico.

O sistema métrico é mais sistemático, tendo ‘metro’ como a unidade de comprimento com uma premissa básica de que um possui um único multiplicador de base entre diferentes unidades. Por exemplo, é preciso multiplicar por 10 para obter número de centímetros em metros e novamente por 10 para encontrar a resposta em milímetros.

O sistema imperial é complicado em comparação. Você sabe que uma jarda contém 36 polegadas, mas o cálculo é mais complicado para encontrar o número de polegadas em 15 jardas, não é? Por outro lado, saber que um metro contém 100 centímetros é suficiente para saber quantos centímetros existem em qualquer número de metros.

Deu pra entender as diferenças? Quais outras vocês conseguem identificar?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.