Se você estiver interessado em cupons e descontos em lojas, mas não tem certeza de como começar, este guia é para você. Se não interessar, de qual planeta você vem? Quem não gosta de ganhar descontos em lojas?

Os cupons já são um sucesso total nos EUA e até recentemente eram raros no Brasil. Com os sites de compra coletiva fazendo cada vez mais sucesso e os brasileiros buscando cada vez mais a internet para suas compras, a tendência é que cada vez mais pessoas procurem por cupons para ganhar aquele desconto esperto em suas compras.

O que são cupons?

São códigos ou anúncios em vários meios de comunicação que fornecem descontos para um grupo específico de produtos (eletrodomésticos, livros, celulares etc.) ou para qualquer compra feita na loja, seja ela física ou virtual.

Em lojas físicas, normalmente é necessário levar o cupom físico ou usar algum aplicativo para aparelhos móveis que tenha o cupom. Já em lojas online, na hora de fechar o preço total do aparelho, é solicitado o código do cupom que você deseja utilizar.

Onde procurar cupons?

Existem muitos cupons para ganhar, se você sabe onde encontrá-los. No Brasil, a internet ainda é o melhor lugar para encontrá-los. Porém, em várias cidades estão se destacando revistas especializadas em oferecer descontos aos seus compradores. Estas revistas funcionam como um “cartão fidelidade”, com descontos para vários tipos de compras em diferentes lojas, geralmente não cumulativos, mas que fazem uma boa diferença no bolso. A Carta Curinga, presente nas cidades de Brasília e Juiz de Fora é um ótimo exemplo desta política de descontos através de revistas.

Online, os melhores lugares para procurar, além dos sites de lojas, são:

  • Sites de comparação de preço: como o Buscapé e o BondFaro. Muitas lojas dão descontos especiais para quem é direcionado à elas por estes sites;
  • Sites de compras coletivas: vale lembrar aqui que muitos deles já estão com o nome bem sujo no Procon. Pesquise antes de confirmar sua compra de cupons;
  • Sites especializados em agregar cupons: com a vantagem de serem gratuitos, em sua maioria, vale pesquisar antes de efetuar uma compra;
  • Sites de diferentes lojas online: cada loja tem uma promoção diferente por semana. A concorrência é acirrada e os descontos cada vez mais vantajosos.
Descontos com cupons especiais

Cupons como estes fazem a alegria daqueles que querem aumentar a poupança no fim do mês! (Foto: divulgação)

Vou viajar para os EUA. Posso utilizar cupons lá?

Não só pode como deve. É muito comum essa prática lá, que dá descontos de 5% a 10% e até mais. Se você for a extremos, pode até ser capaz de comprar mais de US$300 em mercadorias sem gastar um centavo, só através de cupons. Existe um reality show da televisão norte americana chamado Extreme Couponing, falando só das pessoas que chegam a extremos para adquirirem cupons. Vale a pena assistir para pegar umas dicas.

Como encontrar descontos nos EUA?

Como lá os cupons são mais populares, as fontes para estes descontos são mais comuns. De longe , os melhores lugares para procurar são:

  • Jornais;
  • Revistas especializadas;
  • Na loja, procure cupons nas prateleiras, dentro de produtos e na parte de trás de seus recibos. Também procure por cupons para imprimir no caixa;
  • Online: sites especializados e de comparação de preços, como o PriceGrabber.

Vale lembrar que feriados nacionais, tanto no Brasil quanto nos EUA são comumente associados aos mais variados tipos de cupons de desconto. A Black Friday é um exemplo disso, mesmo no Brasil ela ainda aprendendo a melhorar.

Considerações finais

Pesquise, compare, economize. Não é muito fácil encontrar cupons realmente atrativos e com descontos muito altos. Geralmente os descontos variam entre 5% a 15%, com raras exceções, como queima de estoque e datas promocionais. Não custa nada dar uma pesquisada antes de efetuar a compra e acumular os descontos com os pagamentos a vista, que são consideráveis principalmente em compras online. Você vai sair sempre na vantagem se estiver um passo a frente do consumidor comum, isto é, estar sempre pesquisando as melhores oportunidades.

Como você pesquisa por cupons? Você já encontrou descontos incríveis com isso ou só ficou na promessa? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!