Cada novo patinado deve começar a aprender as técnicas de patinação com metas razoáveis ​​em mente. Os objetivos variam para a maioria, mas, por vezes, se suas expectativas são demasiado elevadas e sua confiança muito baixa, qualquer iniciante vai começar a ficar um pouco desanimado.

Como aprender a andar de patins rápido?

Muitos novos patinadores sofrem com a falta de confiança porque eles não estão cientes de que eles vão começar a patinar com muitos dos conceitos básicos necessários. Seu cérebro foi armazenando informações desde que você deu seus primeiros passos como um bebê. Essas experiências ajudaram a construir um grande arquivo de equilíbrio e este conhecimento vai ajudar nessas primeiras tentativas de patinação. E enquanto você passar mais tempo em seus patins, seu corpo vai descobrir maneiras de usar ainda mais os conhecimentos de equilíbrio armazenado em sua memória muscular.

Como aprender a andar de roller é fácil. A maioria dos novos patinadores vão usar algumas dessas informações armazenadas para se moverem durante a primeira sessão de patinação. Depois de cerca de 20 a 30 horas em patins (usando os patins, não apenas sentados ou em pé com eles) a sua coordenação e sensação de segurança devem melhorar e você vai se sentir relativamente confortável se movendo com eles. Conforto e confiança em patins é uma meta bastante razoável para um novo patinador após as primeiras semanas. Vale também a dica de patinar em lugares planos nos primeiros momentos e ter muita paciência!

Cada patinador inline aprende em um ritmo diferente

Como aprender a andar de patins sozinho? Respeite você mesmo, em primeiro lugar. Cada pessoa é diferente e vem para patinar com um conjunto único de experiências para usar como base. Cada cérebro vai distribuir esta informação base em um ritmo diferente também. Assim, não compare a sua taxa de aprendizagem, nível de conforto ou realizações técnicas com qualquer outro patinador. Conforme você progride no esporte, você começará a notar que todos tem melhorias repetinas e pausas em desenvolvimento que irão variar. Se qualquer uma dessas acontecer com você, lembre-se que isso é normal em patins ou qualquer outra atividade esportiva .

Certifique-se de lembrar que cada patinador que coloca o tempo, esforço e diversão em atividades com patins receberá uma boa forma, entretenimento e um sentimento de realização. Esse deve ser o seu objetivo final.

Se achar que você está interessado em mergulhar em uma atividade específica de patinação, foque na construção de suas habilidades básicas sólidas em primeiro lugar e, em seguida, dê uma olhada em alguns esportes de patins mais tradicionais. Ou algo diferente, experimente estes esportes incomuns.

Patinação: Tipos

Você pode optar por patinação casual (sem manobras), freestyle (com manobras e mais radical) e de velocidade. Quem opta pelo casual pode pegar um modelo simples de patins. Quem opta pelo freestyle pega modelos mais resistentes. De velocidade, são modelos com mais rodas. Você pode pegar patins mistos, por exemplo, casual/freestyle. Mas vai pelo seu critério e gosto pessoal.

Escolhido o estilo de patinação, é hora de comprar seus patins.

Hóquei para quem patina

Com o tempo, a prática e o equipamento certo, você pode até começar a praticar o hóquei com alguns amigos. (Foto: www.funlandchico.com)

Patins: qual comprar e preço

Você pode comprar um equipamento novo, usado ou temporário e tomar todas as medidas necessárias para se preparar para andar de patins. Nossa recomendação é começar sempre com patins baratos ou usados e depois que você se sentir mais seguro, investir em um patins de nível melhor, que vai durar mais tempo. Patins básicos/usados custam cerca de R$250,00 para adultos e patins mais avançados e duráveis custam a partir de R$500,00. Aqui, qualidade geralmente está associada ao preço. Escolha marcas famosas no mercado pois estas investem pesado em durabilidade. O preço também varia de acordo com o tipo de patins que você for comprar, sendo os patins de velocidade os mais caros.

Patins: equipamento de segurança

Capacete, joelheira, munhequeira e cotoveleira. Não sei como reforçar ainda mais a importância destes itens. Você VAI cair de patins e você com certeza quer estar com estes itens de segurança para não se machucar demais. Acredite, estes itens podem salvar sua vida de uma queda problemática.

Como andar de patins passo a passo

Se seus objetivos de patinação são para lazer, fitness, tempo para a família social de qualidade ou para eventual participação em qualquer um dos esportes organizados ou competitivos , a sua construção terá de ter uma base muito sólida. O nosso passo a passo abaixo é um bom guia para como andar de patins inline, roller ou skates (patins de 4 rodas paralelas).

Onde seus olhos estão focados é importante

Seus olhos são muito importantes para a sua patinação. Seus patins acabarão por levá-lo para o lugar onde seus olhos estão focados, seja este o caminho, ao redor da pista, por meio de uma multidão ou para cair topando com um paralelepípedo da calçada. Para todos os fins de treinamento, olhe para frente para onde você quiser que o seu corpo vá ao invés de onde você está com medo de que pode acabar caindo.

Seus joelhos são seus amortecedores e balanceadores

Pense em seus joelhos como seus amortecedores e balanceadores. Quando dobrados e suaves, eles ajudam a absorver as irregularidades da superfície áspera, suavizam irregularidades e distribuem seu peso enquanto você patina em curvas. Joelhos travados irão diminuir a sua estabilidade em qualquer manobra e transmitir dissonantes movimentos por todo o corpo com cada rachadura ou fenda que você passar por cima. Lembre-se: joelhos retos = chão, joelhos dobrados = sucesso.

Mantenha sua cabeça no lugar enquanto você patina

Imaginem um peso extra de seis a oito quilos pendurado em qualquer um dos quatro lados do seu corpo, enquanto patina. Ele iria afetar o seu equilíbrio e sua capacidade de manobra. Centralize sua cabeça sobre seus ombros e a mantenha assim, de modo que não se torne um peso extra que você vai precisar para compensar, a fim de manter o equilíbrio enquanto patina na troca de pernas.

Você está patinando, não nadando

Novos patinadores de todas as idades entram em pânico e  vibram seus braços para recuperar o equilíbrio quando a queda é iminente. Este não é um bom plano, uma vez que os mesmos movimentos esvoaçantes que ajudam a mover a água em uma piscina só vão jogá-lo mais fora de equilíbrio sobre patins. Seus patins vão reagir a todos os movimentos do corpo. Se você está perdendo o seu equilíbrio, mantenha imóvel a parte superior do corpo e firme e, ainda assim, mantenha os braços ao lado e dobre os joelhos. Vai demorar um pouco para você pegar essa manha de equilíbrio, mas você consegue!

Com essas dicas, você está pronto para os primeiros passos com os patins. Observe outros patinando em vídeos, tente imitar os movimentos. Jogue cada perna de uma vez e esteja preparado para as quedas. Você vai se sentir muito bem depois que pegar os primeiros macetes dos patins.

Se você gostou ou não gostou deste artigo, comente abaixo. Se inscreva em nossa newsletter e compartilhe este artigo em suas redes sociais! Nós agradecemos muito a sua ajuda.