Indo direto ao assunto, aqui estão todas as respostas para qual a melhor carne para churrasco, com dicas que vão deixar todos os clientes bem alimentado se feliz, não importa o tamanho de sua festa. 250 gramas de carne por pessoa é uma média ideal, mas você pode aumentar um pouco essa quantidade, caso queira fazer uma margem de segurança maior e a carne não falte no seu churrasco.

Qual a melhor carne para churrasco e barata?

Quem quer fazer um churrasco barato, não tem como fugir das carnes básicas, tais como bifes, linguiças e salsichas, que podem ser caseiros ou comprados já preparados. Apesar dos bifes de hambúrguer serem mais tradicionais nos EUA do que no Brasil, são receitas fáceis, saborosas, e podem te ajudar a fazer um churrasco diferente. Linguiças trazem uma dose extra de sabor ao churrasco, ajudando também a manter a churrasqueira acessa com a gordura escorrendo. Salsichas são ótimas opções de petiscos para os convidados, juntamente com as linguiças, para ter uma carne saindo rápido da churrasqueira.

  • Bifes e hambúrgueres

Encontre um açougueiro de confiança e peça para ele moer a carne mais barata da semana para fazer o hambúrguer, ou peça para ele cortar esta mesma carne em pedaços de, no máximo, 1 centímetro, para você ter bifes com carne suficiente, suculentos e macios. Ambas opções não precisa ser grelhado em diferentes temperaturas, e você não precisa fazer nada para incrementar essas duas opções de carne para churrasco, apenas um pouco de pimenta e sal na para dar um gostinho, e até uma fatia de queijo por cima, caso queira dar um toque “extra” a estas carnes rápidas, baratas e fáceis de fazer. Lembre-se: o preço dos cortes de carne para churrasco variam todas as semanas, mas todos os cortes podem ficar bons, bastando que você siga nossas dicas. Use sempre a opção mais barata de carne para hambúrgueres e bifes.

Como preparar bifes e hambúrgueres em um churrasco? Deixe no fogo alto até ficarem levemente carbonizados na parte inferior, o que leva cerca de 4 minutos. Vire, cubra com queijo, e deixe por mais 4 minutos. Reduza esse empo se o fogo estiver muito alto e se seus convidados preferirem a carne muito mal passada. Deixe repousar por três minutos antes de servir, para não sair queimando a língua do pessoal. Antes que você jogue seus hambúrgueres para assar, faça um pequeno recuo no centro de cada hambúrguer com o polegar, evitando que ele “inche” enquanto é grelhado. Para os bifes, não se esqueça de bater um pouco com um martelo de carne neles, sem excessos, para deixá-los mais macios.

Prepare suas carnes de churrasco da forma correta

Assim que você aprender os básicos de um bom churrasco, será capaz de criar receitas irresistíveis para seus convidados. (Foto: elev8.hellobeautiful.com)

  • Salsichas e linguiças

Compre uma variedade qualquer no seu açougueiro ou supermercado, pegue alguns pães, prepare um pão de alho, e deixe que as pessoas combinem as linguiças e salsichas em sanduíches deliciosos. Você pode também variar as receitas de linguiças, fazendo suas próprias receitas ou jogando uma pequena camada de açúcar sobre a salsicha antes de levar para a grelha, o que vai deixá-las com uma camada caramelizada deliciosa. Salsichas e linguiças saem muito rápido do fogo, podendo serem colocadas na churrasqueira antes do fogo acender e retiradas assim que o fogo está algo.

Como preparar linguiças e salsichas em um churrasco? Grelha as salsichas e linguiças em fogo médio-baixo, com calor indireto, ou usando-as para acender partes do carvão ainda não muito quentes. Vire ocasionalmente até estarem cozidas, por 15 a 20 minutos e, em seguida, passe para o lado mais quente da grelha para ficarem mais crocantes. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Carnes para churrasco para mais de 6 pessoas

Sabendo qual a melhor carne para churrasco e mais barata, quando você tem uma quantidade maior de convidados, ou mais pessoas dividindo a conta, você pode passar a ser mais específico e sair da dupla dinâmica linguiça e bife, além de também conseguir fugir da famosa e conhecida picanha. Uma dica para quem acha que picanha é a “melhor” carne para churrasco: a qualidade da carne para churrasco é diretamente proporcional à qualidade do preparo. Ou seja, se o churrasqueiro não prepara a carne bem, uma picanha vai ter um gosto ruim. Só porque uma carne é mais cara, não significa que ela é melhor. Principalmente para quem gosta de acampar e não quer ficar só no kit básico de linguiça e bife de hambúrguer, as carnes desse grupo são fáceis de fazer e carregar para qualquer lugar.

Dito isso, vamos aos tipos de corte de carne para churrasco que são melhores e mais saborosos.

  • Costela

Seja de porco ou de boi, este corte para churrasco é quase perfeito para começar. Sal, pimenta, e uma grelha quente são tudo que você precisa para tirar tudo o que esta carne para churrasco tem para oferecer. Você pode encontrar costelas envelhecidas a seco, o que as deixa com uma “casca” extremamente saborosa. Ou pode, também, prepará-las “ao bafo”, seja em uma churrasqueira apropriada para isso ou envolvendo-as em papel alumínio e colocando no meio do carvão.

Como preparar costelas em um churrasco? Com o fogo médio a alto, deixe as costelas no calor direto até ficarem carbonizadas, de 3 a 4 minutos de cada lado. Mova a costela para uma parte da churrasqueira que tenha fogo médio-baixo, calor indireto e continue a grelhar, virando uma vez, de 3 a 4 minutos de cada lado. Use pinças para levantar o bife e sele as bordas (lado do osso e o lado da capa de gordura) durante 1 a 2 minutos de cada lado (pressionando as bordas sobre a grelha). Grelhe até ficar do seu gosto, e deixe descansar 10 minutos antes de cortar. Deixe a carne chegar até à temperatura ambiente cerca de uma hora antes de grelhar. Isso garante o cozimento uniforme da costela (e qualquer outra carne). Você pode, também, depois da primeira etapa do preparo, embrulhar a costela em papel alumínio e jogar no carvão, para uma receita diferente e uma costela que “desmancha” na boca. O tempo no carvão não deve passar de 10 minutos.

Aprendendo como escolher boas carnes

Escolha carnes que tenham essas “linhas” de gordura espalhadas, pois isso demonstra que a carne será mais macia e suculenta ao ser preparada. (Foto: www.dinedelish.com)

  • Acém

O acém é uma carne para churrasco que não é exigente no preparo, fácil e acessível. Bifes e filés de acém tem cerca de 250 g, sendo um por pessoa, aproximadamente. Como o corte do acém para churrasco deve ser pequeno, eles cozinham mais rapidamente e de maneira uniforme, devido à estrutura da carne, músculos e gorduras neste corte para churrasco. Se você pergunta para um especialista qual a melhor carne para churrasco na grelha, o acém estará, com certeza, nas opções prioritárias de boa parte dos especialistas. Peça ao açougueiro ou ao supermercado para cortar esta carne em pedaços com 2 centímetros de espessura para um proveito melhor desta carne.

Como preparar o acém em um churrasco? Grelhe o acém em fogo médio, no calor direto, por 6-7 minutos de cada lado.

  • Filé mignon e contra filé

Se você está buscando qual a melhor carne para espetinho, tenha certeza que o filé mignon e contra filé são duas das melhores opções. Você pode obter estes cortes no formato de bifes com 2 cm de espessura, cubos de 2,5 cm x 2,5 cm, ou pedaços “brutos”, com espessura não maior que 4 cm, de forma a obter um melhor cozimento na grelha.

Como preparar contra filé e filé mignon em um churrasco? Coloque os pedaços para grelhar em fogo médio-alto, sobre o calor direto, virando muitas vezes, até obter a cor desejada. Assim que a cor desejada é obtida da parte externa, coloque os pedaços do lado mais distante do fogo, recebendo calor indireto, deixando por 10-15 minutos (ou menos para cubos e bifes), dependendo do quão suculenta você quer sua carne.

  • Chuleta

Conhecida como T-Bone ou Porterhouse nos EUA, a chuleta é também comum no sul do Brasil, sendo menos comum no sudeste e outras regiões. O interessante deste corte é  que, com um grupo menor, você tem mais tempo e foco para se dedicar a cortes mais impressionantes como este, cortado em bifes de, pelo menos, 5 cm de espessura cada.

Como preparar a chuleta em um churrasco? Comece a grelhar em em fogo médio-alto sobre o calor direto, virando muitas vezes, até chegar na cor desejada. Mova o bife para o calor indireto, posicionando do lado mais distante do lado mais quente da grade, e cozinhe até ficar de seu agrado. Um termômetro de cozinha pode ajudar, e você deve remover a chuleta do fogo para não queimar.

Carnes de churrasco para um grupo de 6 a 10 pessoas

Você já sabe qual a melhor carne para churrasco no espetinho, as carnes mais baratas e como prepará-las. Contudo, quando o grupo aumenta, você também pode (e deve) aumentar as opções. Os cortes para churrasco abaixo são também opções menos comuns do que estamos acostumados, mas vão impressionar bastante os seus convidados. Com boas músicas e boas carnes, seu churrasco ficará inesquecível.

  • Maminha e fraldinha

São dois cortes moderadamente macios e equilibrados, mas tem muito menos gordura do que a costela, o que os tornam mais fáceis de cortar para compartilhar. Como são fáceis de preparar, podem ser cortados em bifes de 2 cm de espessura ou cubos de 2,5 cm x 2,5 cm, para espetos.

Como preparar a maminha e fraldinha em um churrasco? Em fogo médio-alto, sobre calor direto, vire várias vezes, com cuidado para não queimar os lados. Estas carnes são mais difíceis de encontrar o ponto ideal e, se você não tiver muita experiência, é sugerido o uso de um termômetro de cozinha. Quando os lados estiverem levemente chamuscados, a carne levemente macia e o termômetro registrar 120º, você deve retirar o pedaço e deixar descansar por 10 minutos antes de cortar o bife e servir ou servir os pedaços para espetinhos.

  • Alcatra

Este corte robusto vem do doce local onde os músculos da perna encontram o lombo. Pedaços de alcatra são menores, suculentos e fáceis de cozinhar, fáceis de compartilhar, e uma alternativa econômica, mas comparável ao concurso cortes mais caros, como o filé mignon. Ao responder qual a melhor carne para churrasco no espeto, a alcatra integra um dos tipos que pode fazer sucesso em espetinhos. Pode ser cortada em cubos, bifes ou pedaços maiores.

Como preparar a alcatra em um churrasco? Em fogo médio-alto, deixe a alcatra sobre calor direto até dourar e, em seguida, passe para o calor indireto e cozinhe até que um termômetro de cozinha registre 120º. Recomenda-se que a alcatra não seja cozida bem passada, pois pode ficar muito dura e perder boa parte de seu sabor. E na hora de cortar os pedaços, tente cortar todos do meio tamanho para não ter partes cozinhando em diferentes velocidades.

Carnes para churrasco com mais de 10 pessoas

Você terá muitas visitas durante o dia? Essas opções abaixo são tudo que você precisará para manter o bolso e a fome sob controle.

  • Costelinha ou Costela de Ripa

Por conta da generosa capa de gordura, a costela de ripa fica mais ou menos isolada, termicamente falando, o que impede que ela seja queimada. Costelas grelhadas nunca vão ficar muito macias como as carnes mais nobres e, por isso, você deve procurar este corte mais fino, para que ninguém acabe quebrando os dentes ao comer. Baratas, de cozimento rápido e com potencial para encher rapidamente as barrigas mais vazias, a costela de ripa é uma necessidade a um bom churrasco.

Como preparar a costela de ripa em um churrasco? Grelhe em fogo médio-alto sobre o calor direto, virando uma vez, até levemente carbonizar a parte, o que leva cerca de 2 minutos de cada lado para costelinhas com até 1 cm de espessura.

  • Paleta, peito e pescoço

A paleta e o peito vem do peito da vaca ou parte inferior do tórax, e inclui os músculos que trabalham duro que suportam um grande pedaço do peso corporal do animal. Juntamente com a carne do pescoço, são embalados com uma boa quantidade de tecido conjuntivo que vai amaciando durante um longo período de tempo de cozimento antes de chegar a um estado em que quase “desmancham” na sua boca. Este trio, principalmente a paleta, são mais delicados para encontrar o ponto certo de maciez e cozimento, mas assim que você pegar o jeito, são carnes que passarão a fazer parte de todos os seus churrascos.

Como preparar a paleta, peito e pescoço? Uma hora antes de começar o churrasco, coloque o pedaço inteiro em uma travessa. Misture sal e pimenta em uma vasilha separada, colocando depois essa mistura sobre a carne. Deixe descansar por uma hora em temperatura ambiente. Envolva em papel alumínio e coloque diretamente sobre o carvão, pelo tempo que você julgar necessário ou até chegar a uma temperatura de 250º. Sirva imediatamente.

Você tem dicas de carnes para churrasco? Ainda está em dúvida de qual a melhor carne para churrasco alcatra ou contrafilé? Não sabe como temperar carne para churrasco? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários para que possamos ajudá-los!