É muito estranho olhar a idealização do futuro de antigamente. Algumas séries antigas se passavam num momento do tempo bem a frente da época em que foram realizadas. Acabavam idealizando um mundo com carros voadores, vestimentas prateadas e até comida em pílulas. Muita coisa que parecia genial, quando foi feita, hoje em dia se mostrou totalmente fora da realidade e até risível.

Nem que você tenha toda sorte do mundo e ganhe na mega sena esta semana poderia ter uma casa como a do desenho dos Jetsons, por exemplo. Uma empregada doméstica robótica, que lava, passa, cozinha, cuida das crianças e não precisa de férias ou folga. Mesmo existindo este gap de tecnologia, muitas dessas séries são incríveis e valem a pena serem vistas outra vez.

Muita gente continua sonhando com o deslocamento de espaço mostrado em Star Trek, por exemplo, com viagens no tempo como em Dr. Who ou em ficar invisível ou com a possibilidade de ter sentidos apurados como em O Homem Invisível ou A mulher Biônica.

Também não se pode esquecer que algumas coisas que pareciam impossíveis tornaram-se reais. A cena em que Deckard (Harrison Ford) analisa uma fotografia, em Blade Runner, é agora banal. Alguns comunicadores que aparecem em diversos filmes, podem ser comparados com os atuais celulares e a propulsão feita por íons e plasma da Enterprise já foi utilizada pela NASA em algumas naves não tripuladas.

Jetsons! Você se lembra?

Desenho ainda futurista! Os Jetsons!

Por isso uma análise destas séries antigas, mesmo em meio a algumas ideias impossíveis, pode revelar tanto a criatividade dos roteiristas quanto um pequeno sonho da humanidade que poderá se tornar real, em breve. Aqui vai uma lista delas com uma atual, que corre o risco de acontecer o mesmo, em pouco tempo:

O Túnel do Tempo

A série é cult. Os episódios que avançam no tempo são os melhores. A tecnologia e o orçamento da época, anos 60, eram mínimos. Muita tinta prateada e roupas futuristas pra mostrar um futuro que não chegou. E não chegou até hoje em 2015. Considerando o caminho de ter cada vez mais simplicidade e menos preocupação com um padrão de aparência, é possível que o futuro seja bem diferente do que é mostrado nessa série. Mas valeu a tentativa e ela foi diversão por muito tempo!

Túnel do tempo

Cena da série Túnel do tempo

Série Túnel do tempo

Em 1966 a ideia do futuro era bem interessante

Túnel do tempo - Tudo prateado

Túnel do tempo! Eu não quero um capacete prateado

Perdidos no Espaço

Uma família interage com uma nave defeituosa, um robô de 2 metros e um inimigo íntimo não-declarado. Os erros de gravação no Youtube, mostram que a roupa do robô ia até o joelho, dá pra ver o figurino cortado em algumas cenas. Fez parte da infância de muito gente e tem uma legião de fãs.

Série antiga - Perdidos no espaço

Eles eram até bem animadinhos!

Star Trek

Na série Star Trek a tecnologia de viagens pelo espaço a velocidades mais rápidas que a luz é um dos pilares. Depois de um apocalipse no século XXI, os seres humanos passaram a integrar a Federação Unida de Planetas, juntamente com espécies de outras galáxias. Como consequência do progresso da ciência e do conhecimento adquirido através do contato com raças alienígenas, as humanidade no século XXIII já havia evoluído a ponto de ter erradicado várias doenças e acabado com a pobreza. O que moveria então a busca pelo progresso científico: Explorar novos mundos! Estas aventuras é que fazem parte dos vários episódios e histórias da série Star Trek e dos humanos e alienígenas que tripulam as naves da Frota Estelar da Federação.

 

Star Trek - Elenco

Boas lembranças da infância – Star Trek

Dr. Who

Série inglesa que tentava ensinar história e ciência. Mais de 10 atores já fizeram o papel principal do alienígena viajante do tempo, com poder de regeneração. Uma legião de fãs continua cultuando o show e espera por sua nova temporada.

Dr Who - série inglesa

Dr. Who – Reunidos em uma montagem bem legal

 

O Homem de Seis Milhões de Dólares

Um homem tem seus sentidos aumentados num experimento do governo, após um grave acidente. Força, visão, membros são implantados com “poderes” aumentados, tranformando-o em um ciborgue. Gerou o spin-off A Mulher Biônica.

Minority Report

Adaptação do conto de Philip K. Dick pra TV – todo mundo lembra do filme, com Tom Cruise, né? – promete muita tecnologia e alguma parte já existe hoje em dia.

Filme Minority Report com Tom Cruise

Minority Report – Cuidado com o que você pensa em fazer!

Algumas cidades do mundo inclusive já monitoram as placas de veículos nas principais rodovias e ruas da cidade, permitindo um controle bem preciso de quem entra e sai. Com tais informações em grande escala é utilizando-se de algoritmos de big data cada vez mais inteligentes é possível prever muitas coisas, especialmente quando alguém sai da rotina.

Você conhece alguma situação em que você já se sentiu controlado como no caso do filme Minority Report?