Se você já se sentiu medo de iniciar conversas com estranhos,você não está sozinho. Afinal, ninguém vem com um manual pronto pra você, te ensinando a falar cada palavra certa para conseguir começar um bate papo com alguém que você desconhece. Não há também, uma fórmula que garanta que toda conversa iniciada com estranhos vá resultar em bate papos produtivos. Mas com certeza, tem algumas dicas que podem ser seguidas para garantir uma maior taxa de sucesso ao conversar com estranhos, e acabar te dando muito mais confiança e auto estima.

Como começar uma conversa com uma pessoa desconhecida: sorria, meu bem!

Antes de abordar qualquer pessoa, não mantenha um olhar nervoso e fixo para eles como se fossem um oceano cheio de perigos e onde você está prestes a mergulhar. Sorria e relaxe. Você não está se preparando para nadar em mar aberto, ou arriscando todas as suas fichas de seu jogo de poker: você está apenas tentando ser sociável.

Só por você estar sorrindo, muitas pessoas vão querer falar com você. Não estou falando de um sorriso maníaco, mas um sorriso gentil, de bom humor, que atraia as pessoas. Além disso, quando ouvir os outros falarem, sorria, ao menos que eles estejam contando histórias pessoais tristes.

Como iniciar uma conversa com alguém desconhecido: lembre-se que conversas são experiências mútuas

As pessoas que se preocupam em não saber o que dizer se esquecem que quando você se comunica com outra pessoa, você tem dois cérebros envolvidos, não apenas o seu. “O que eu vou dizer?” não é a pergunta certa nesse momento, mas sim “O que vamos dizer?”.

Iniciar uma conversa não significa levar todo o papo sozinho. Se você instigar começar um fogo ao acender um fósforo, em seguida, ele vai queimar. Mas não é você que será o responsável pela queima da madeira. Você apenas deu o pontapé inicial.

Se você se  aproximar de alguém socialmente, e não sabe o que vai falar; Esteja curioso sobre o que eles vão falar. Apresente-se e aperte sua mão: “Olá, eu sou João E você é ….?”

Conversar com estranhos em qualquer lugar

Para começar uma conversa com um estranho, em qualquer situação, basta seguir algumas dicas simples, que te ajudarão a ter mais confiança e sucesso nas suas primeiras conversas. (Foto: www.lovepanky.com)

Como iniciar uma conversa com uma desconhecida ou um desconhecido: demonstre interesse

Um amigo meu tem um estilo peculiar de interação social através da interrogação. “Como vão os negócios? É rentável? Onde você está vivendo agora? Isso é caro? Quando foi a sua primeira vez? Qual é a capital do Equador?” Parece mais uma prova do que uma conversa. Mas perguntas moderadas e abertas mostra, que você está interessado. E quem mostra interesse, interessante é.

Comece com perguntas pessoais ou ligadas ao lugar onde estão. Desta forma, você inicia uma conversa tornando mais fácil a conversa. “Então, o que está achando desse DJ que está tocando?”. A partir daí, você pode engatar a falar um pouco mais sobre você, ou fazer perguntas para aprofundar nos gostos de quem você está conversando.

Como começar uma conversa com uma/um desconhecida(o) no Facebook: deixa a conversa sempre aberta!

O erro principal de qualquer conversa, seja pessoal ou através de Redes Sociais, é fazer perguntas com respostas fechadas. Isso vai te deixar nervoso, e criar os silêncios que só são preenchidos com frases sem graça, ou perguntas sem sentido. Quer um exemplo?

Ao invés de perguntar “O que você gosta de fazer?”, por que não perguntar “O que te faz uma pessoa interessante?”. Ao invés de perguntar “Você está gostando da balada?”, pergunte “Qual foi a melhor festa que você já foi?”. A menos que estas pessoas estejam completamente fechadas a conversas, você vai obter ótimas respostas, que vai incentivar a continuar o bate papo.

Como iniciar uma conversa com alguém desconhecido pelo Facebook e outras redes sociais: pense antes de digitar

Ser uma pessoa interessante para conversar significa saber editar o que você pensa, digita, e fala. Ninguém gosta de saber os detalhes dos seus problemas com o seguro do seu carro, ou das aulas de legislação que você teve semana passada. Pior ainda é você começar a falar da sua vida inteira, sem ter sequer começado uma abertura para te ouvir por parte da outra pessoa.

Fale/digite pouco, ouça/leia mais do que você fala, e seja breve. Deixe alguns “mistérios” a serem desvendados com o tempo.

Seja bem humorado durante a conversa

As pessoas apreciam bom humor, e se não o fizerem, talvez você precisa estar falando com outras pessoas. Deixe o humor fluir naturalmente a partir da conversa, ao invés de usar piadas memorizadas do seu livro favorito de frases de caminhoneiro. Rir em conjunto constrói um sentimento de intimidade. Claro, se a outra parte não acha os mesmos assuntos que você engraçados, isso pode ser um sinal de que o papo não está legal.

Comece uma conversa sem depender da bebida para isso

Começar uma conversa com um estranho enquanto bêbado ou bêbada, respirando cerveja em cima deles, enquanto fala alto na orelha, pode se sentir perfeitamente plausível sob efeito alcoólico, mas não é. O problema é que quando bebemos, podemos esquecer que a coragem que ganhamos ao beber é inversamente proporcional a sua capacidade de socializar, ou seja: quanto mais você bebe, menos sociável você fica.

Não leve uma primeira conversa para um lado totalmente pessoal

Se depois que você tentou ter uma conversa a outra pessoa realmente não parece querer falar, então não leve isso para um lado pessoal. Contanto que

Não se esqueça de fazer perguntas abertas

Não faça perguntas em excesso

Não edita o que fala

Não tente socializar bêbado

Você ainda tem chances de garantir uma segunda oportunidade de conversa com essa pessoa, seja em outra festa ou seja mais tarde, na mesma festa.

Trabalhe uma mentalidade para iniciar conversas

Para ter a confiança para iniciar conversas, é uma ótima ideia treinar o seu cérebro. Feche os olhos e visualize cada conversa com novas pessoas como algo calmo, relaxado e amigável, com assuntos coerentes quando você se aproximar de novas pessoas. Quanto mais você relaxar com as ideias de início de conversa, mais auto-confiantes que você vai ficar. Como se costuma dizer: “estranhos são apenas amigos que ainda não conheci.”

Como você começa uma conversa com estranhos? Quais estratégias foram bem sucedidas para você?