Viciado em Facebook? Veja como resolver!

Escrito na categoria "Dicas de informática e internet" por Alex Benfica.

O Facebook é a rede social com mais usuários em todo o mundo e no Brasil recentemente ultrapassou o antes imbatível Orkut. Hoje temos milhões de pessoas efetivamente viciadas que gastam mais tempo do que deveriam lendo bobagens e expondo a vida particular na rede social de Mark Zuckerberg.

Mas como identificar que você é viciado em Facebook?

Se você se identificou com algumas destas práticas acima é quase certo de que você está mesmo viciado no Facebook.

Pare de usar o Facebook demais

Como usar menos o Facebook?

Imagem: technobuffalo.com

Mas porque tantas pessoas tem este problema? A resposta é bem simples: o Facebook é todo pensado para fazer você se viciar mesmo. A fonte de renda do Facebook é você! Os criadores do Facebook só ganham dinheiro quando você acessa continuamente, deixando cada vez mais informações sobre sua vida e permitindo que seja criado um perfil de consumo. Este perfil vai permitir lhe mostrar propagandas mais criativas e principalmente contextualizadas, realmente do seu interesse. Este tipo de anúncio é muito eficiente para o anunciante, e portanto anunciar no Facebook  pode ser muito efetivo e eles cobram bem por isto!

Temos que admitir o mérito deles em tornar o produto útil, rápido, eficiente e mesmo viciante. É muito gostoso poder ver as informações de seus contatos e conversar com eles rapidamente, todos em um só lugar, mas como tudo que prazer, é preciso tomar cuidado para não se transformar em um vício.

Se você já está viciado, veja algumas dicas para usar menos sem ser radical e precisar apagar o perfil do Facebook:

Estas dicas visam controlar a utilização da rede social de forma que ela não atrapalhe a sua vida real. As redes sociais tem sua utilidade, mas não devem conflitar com outros interesses mais importantes. A rede social pode ser o meio para várias coisas, mas nunca o objetivo!

E você? conhece alguém que seja viciado em utilizar o Facebook? Faça-o ler este artigo mas deixe antes o seu comentário!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!