O que levar para um show internacional? E para um nacional? Talvez você queira saber o que levar ou não levar para um show de rock? Como frequentador de shows desde 2000, e shows internacionais desde 2005, posso dizer que tenho alguma experiência para compartilhar sobre o que levar e o que não levar para esses shows. Vou então dar minhas dicas de sobrevivência para qualquer show.

Dicas para shows internacionais e nacionais: vá com um tênis de couro

As chances são, você vai ficar em pé por uma boa quantidade de tempo e se você decidir usar um sapato ou bota, a sua experiência provavelmente não será tão confortável. Mesmo para shows de sertanejo onde a indumentária básica é a bota, você deve evitar o uso delas. Prefira um tênis de couro, e não um de nylon ou tecido, pois estes podem rasgar com facilidade. E nada de ir com tênis novo, porque no show, ele vai ficar acabado. Se você for roqueiro, esqueça o coturno em casa: seus pés agradecem!

O que levar para um show de rock, pop, metal, sertanejo: blusa

Especialmente quando você for para um concerto ao ar livre, é imperativo levar uma blusa ou algum tipo de casaco. Mesmo no verão, quando você vai a um festival que dura até muito tarde na noite, pode começar a fazer muito frio.

Leve sempre uma mochila para shows

Em quase todos os concertos que você for, haverá vendedores, e você provavelmente será muito tentado a comprar roupas ou outros tipos de mercadoria da banda ou das bandas no show. Você vai precisar de algo para transportar esses itens com você. Não é divertido se preocupar com a camiseta cara que você acabou de comprar e se ela vai cair do seu corpo porque você apenas a amarrou na cintura. Também não é divertido usar toneladas de camadas de roupas apenas porque você não tem mais onde colocar o que comprou: vai ficar muito quente. Além disso, para shows que permitem entrar com comida e/ou água, você pode encher a mochila com esses itens e economizar uma boa grana.

O que usar em um show

Em um concerto, o melhor é optar por roupas confortáveis e que podem ser desgastadas, rasgadas, e abusadas. (Foto: Music Nation)

Use lentes de contato flexíveis no show

Especialmente quando você está indo para um concerto de uma banda mais pesada, a multidão vai pegar mais pesado e empolgada. É fácil perder seus óculos na multidão e não é divertido ter que guardá-los em sua mochila. Consiga um par de lentes flexíveis, e não de vidro, e vá curtir seu show!

Acessórios para ir em show: prendedores de cabelo, bonés e chapéus

Meninas ou caras com cabelos longos: não importa quanto gel ou laquê você colocar em seu cabelo para mantê-lo em ordem, eu garanto que ele vai ficar um desastre em algum ponto durante a noite. E mesmo se você não se preocupa com isso, ele vai ficar quente e você vai acabar pensando seriamente em rasgar suas roupas apenas para se refrescar um pouco. Prender o cabelo é algo prático e ainda te protege do calor. Pode usar um boné ou chapéu, se preferir.

Roupas para ir em show: conforto em primeiro lugar

Use algo que vai cobri-lo o suficiente, mas não será muito quente ou muito restritivo. Você não iria acreditar quantas calças de pessoas eu já vi saindo rasgadas de um mosh pit (grupinho de pessoas dançando e se empurrando) ou apenas pelo fluxo da multidão. Eu sei que as meninas pensam que as calças jeans tem um ótimo visual, mas elas são uma péssima escolha para shows. Use calças confortáveis e resistentes.

Usar chinelos, sandálias ou saltos: definitivamente, não

Eu sei que você tem muita gente tentada a ficar com um bom visual para o show, mas confie em mim, em shows, saltos não são seus amigos. E eu sei que os chinelos e sandálias são as coisas mais fáceis de usar, mas eles também são as coisas mais fáceis de escorregar e arrebentar, especialmente quando você está em uma multidão. Já vi muito salto quebrando em shows, e olha que nem estavam lotados.

Não beba água demais, nem coma demais

Tanto beber água demais quanto comer demais podem ser fatais para um concerto. Uma das piores sensações que existe é ter que ir ao banheiro no meio de um show, e ter que esperar até o show acabar para conseguir chegar ao banheiro. Segurar suas necessidades biológicas não é nada agradável, enquanto você quer curtir o show da sua banda favorita.

Usar jóias enormes: definitivamente, não

Simplesmente, remova todas as joias, pulseiras, colares, e piercings que você tem. Eu vi, várias vezes, pessoas perdendo as joias favoritas, relógios caros, e outros itens do tipo. O pior foi ver que algumas pessoas saíram até sangrando, porque tiveram seus piercings arrancados de orelhas, umbigos, e bocas. Remova esses itens e deixe em casa. Não mata ninguém ficar sem uns acessórios por um dia para um show.

Não vista suas roupas favoritas para o show

Suas roupas para shows tem que ser como um uniforme de escola: você só vai usar para aquela finalidade. Mesmo porque, com o desgaste, manchas, e rasgos que vão aparecer nas roupas, é muito melhor não usar qualquer roupa nova. Use roupas normais e que podem ser desgastadas e abusadas durante o show.

Ficou com alguma dúvida sobre o que usar para um show? Quer saber se alguma peça específica é apropriada para um concerto? Deixe nos comentários suas perguntas, e nós iremos responder o mais rápido possível.