Como NÃO ficar de recuperação na escola?
Apesar do fato de que todas as pessoas têm níveis diferentes de inteligência, todos podem, pelo menos, passar em todas as matérias. O conceito é muito simples e fácil de seguir. Desde alunos nos níveis mais básicos da educação até alunos de cursos superiores, as dicas aqui presentes funcionam para que todos evitem provas de recuperação, provas finais e até repetir o ano ou uma matéria.
O começo é até bem simples de seguir: não tirar zeros em qualquer dever de casa. Isso com certeza vai demolir a sua nota em vários pontos da classe. Faça todos eles e se esforce para dar o melhor de você, nunca deixando para última hora. Faça o dever no mesmo momento em que o professor entregá-lo. Isso também nos leva ao segundo ponto, que consiste em ser pontual na entrega de trabalhos. Quanto mais cedo você entregar, mais chances são de que o professor faça uma revisão do trabalho e você ainda tenha a oportunidade de corrigi-lo antes de entregar a versão final, aumentando suas notas sem precisar de estudar demais por isso.
Leia também
É mais importante prestar atenção à quantidade de pontos recebidos em cada trabalho. Mesmo se você receber um 70, que é a média mais comum, pode ser que a soma de todos não dê um valor suficiente para que você passe. Portanto, é sempre bom você saber por quê recebeu a nota e no que melhorar, antes de seguir em frente e continuar com o mesmo problema de aprendizado, que pode te prejudicar no futuro e te levar para a recuperação.
Considere as suas opções se você se esquecer de uma tarefa ou se ela não estiver totalmente concluída. Converse com o professor e pergunte-o se é possível entregar a tarefa em outro momento, explicando os motivos do atraso. Nem todo professor irá aceitar as desculpas, por isso, lembramos da importância de começar os trabalhos e deveres de casa o quanto antes, para prevenir tais problemas.
Se você tem acesso a monitorias ou aulas particulares, faça quantas forem precisas, principalmente nas matérias em que tem mais dificuldade. A internet também é sua amiga, com muitas dicas para o aprendizado, além de tutoriais que irão te ajudar muito a aprender de forma mais fácil. Importante lembrar aqui que você nunca deve estudar apenas para uma prova, mas sim, estudar todos os dias um pouco para conseguir aprender e não esquecer mais a matéria, onde técnicas de memorização poderão te ajudar a aprender melhor.
Não fique com preguiça e deixe suas notas caírem no final do ano, período ou bimestres. Seja tão consistente quanto você possivelmente pode. Isso vai fazer a sua vida muito mais simples, a longo prazo. Quando cansado, tire um tempinho para descansar e se divertir. O cansaço pode aparecer quando você estiver se esforçando demais. Portanto, vá com mais calma, sem desespero.
Aprenda que o estudo depende de uma dedicação diária, concentração e organização. Se você viver uma vida desregrada, dificilmente conseguirá escapar de uma recuperação e até de uma reprovação. É difícil e cansativo no começo. Mas com o tempo, vai ficando mais fácil e quando você ver o tempo livre que terá todos os dias por se dedicar organizadamente para os estudos, vai sentir a recompensa na pele.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
Como aprender a dar aulas?
Como aprender um outro idioma sozinho?
Quanto custa estudar no exterior? Ensino superior e aprender idiomas!
Como melhorar sua pontuação no vestibular?