Viagens com menores de idade podem ser uma dor de cabeça se não forem feitas da forma adequada. A mesma coisa vale para idosos, que podem querer viajar sozinhos e enfrentar problemas durante a jornada. Mas afinal, qual a idade mínima e máxima para uma pessoa poder viajar?

Com quantos anos pode viajar sozinho de avião?

Dentro do Brasil, qualquer menor de 12 anos que for embarcar em um avião com acompanhante que não seja pai ou mãe, tem de, obrigatoriamente, apresentar autorização de viagem por escrito pelos pais, com firma reconhecida em cartório. O menor de 12 anos não pode, em qualquer hipótese, viajar sozinho. Dos 12 aos 18 anos, o menor já pode viajar sozinho, desde que tenha autorização explícita dos pais com firma reconhecida. Idosos podem viajar sozinhos de avião sem a necessidade de acompanhante, apesar de ser altamente recomendado que eles sejam acompanhados durante a viagem, principalmente os idosos que precisem de cuidados especiais.

Para viagens de avião ao exterior, menores de idade viajando com terceiros precisam apresentar qualquer documento de identificação legal e autorização por escrito emitida pelos pais, com firma reconhecida em cartório. Se um dos pais, por motivo de força maior ou por situações específicas (como pais separados morando em cidades diferentes), não assinar a declaração, deve ser obtido um documento na Vara da Infância e da Juventude para que a viagem seja autorizada. Essa Vara tem, quase sempre, unidades em aeroportos e rodoviárias, que facilitam bastante a obtenção dos documentos. Obrigatoriamente, na hora do embarque, além do passaporte, menores de idade devem apresentar documento junto ao passaporte. Idosos não precisam de quaisquer autorizações para viagens.

Com qual idade pode viajar sozinho

Para um menor viajar de avião, é preciso que um dos pais ou um responsável esteja acompanhando em viagens internacionais. Para viagens nacionais é um pouco mais fácil. (Foto: divulgação)

Idade mínima para viajar sozinho de ônibus intermunicipal ou interestadual

Em viagens nacionais de ônibus, a legislação para menores poderem viajar é um pouco diferente. Para cidades vizinhas ou viagem dentro da região metropolitana na qual a criança reside, o menor pode viajar desacompanhado dos pais, acompanhado com um dos pais, tutor, guardião, irmão, tio, ou sobrinho dos pais que seja maior de idade, com documentos comprovando o parentesco.

No caso de viagem intermunicipal que vá para fora da região metropolitana ou que não seja uma comarca vizinha no mesmo estado ou para estados diferentes, obrigatoriamente, o menor de 12 anos deve estar acompanhado de um dos responsáveis citados, com autorização para a viagem. O adolescente maior de 12 anos e menor de 18 anos pode viajar por todo o território nacional desacompanhado dos pais e sem qualquer autorização.

Idosos podem viajar para qualquer cidade ou estado desacompanhados, mas vale lembrar que é uma boa ideia acompanhar o idoso na viagem, principalmente aquele que tenha necessidades especiais.

De menor pode viajar sozinho de avião para outro estado?

Como deixamos claro, o menor de 12 anos não pode viajar sozinho para outro estado de avião. Apenas o adolescente menor de 18 anos e a partir dos 12 anos pode viajar sozinho, desde que tenha a autorização explícita dos pais em documento. As assinaturas tem que ser reconhecidas em cartório, não se esqueça!

Idoso pode viajar sozinho de ônibus?

Reforçando o que falamos anteriormente, o idoso pode sim, viajar sozinho de ônibus. Porém, não é recomendado que idosos que tenham alguma condição de saúde conhecida, ou que tenham alguma necessidade especial viagem sozinhos, pois isso acarreta riscos a pessoa, principalmente sem o suporte de um familiar para qualquer problema que ocorra.

Ficou com alguma dúvida para poder planejar a viagem dos pequenos? Deixe nos comentários suas perguntas! Estamos aqui para ajudar!