Muitas vezes, esquecemos como é fácil nosso dia a dia. Em meio a nossos horários de vida loucos, tendemos a tem como certa aquela garrafa de água filtrada quando estamos com sede, ou apertar um botão para acender um fogo. Mas é importante lembrar que, em um piscar de olhos, tudo pode desaparecer. Principalmente para os mais aventureiros entre nós, uma visita a uma selva pode ser uma grande jornada rumo à descoberta de nós mesmos ou de técnicas que há muito tempo esquecemos, mas que são essenciais para nossa sobrevivência. Mas como sobreviver na selva?

As dicas dos especialistas são cruciais para os momentos da vida em que você possa precisar delas.

Como sobreviver na selva: comunicação é chave

SEMPRE diga a alguém para onde você está indo antes de partir para uma viagem. Não importa onde você vá, mesmo se você acabar encalhado inesperadamente, você começou em algum lugar na civilização. Diga aos amigos e à família onde você está indo e se você tem uma rota específica ou a quantidade de tempo você espera gastar nessa jornada. Nunca saia para um passeio na selva sem antes avisar alguém sobre isso.

Sobrevivência na selva: mantenha a mente sã e ativa

Agora é a hora de ficar calmo e pensar positivo. Não soa como algo tão importante assim, mas o otimismo vai te levar um longo caminho, e em uma situação de sobrevivência, ele começa com você, sua atitude e sua vontade, não importa o quão assustado e sozinho você possa se sentir. Em primeiro lugar, mantenha uma visão realista e diligentemente planeja para manter-se no melhor possível estado físico e mental. Se algo não está funcionando, como fazer um pouco de fogo ou conseguir abrigo, não se apresse porque isso pode te levar ao pânico. Pare, respire e pense sobre o que você precisa, observando o seu entorno e organizando um novo plano.

Como sobreviver na selva

Sobreviver na selva é, na maior parte, sobre manter a calma e o foco para conseguir sair dessa situação. (Foto: Khao Sok Paradise Resort)

Manual de sobrevivência na selva: faça um inventário do que você tem

Mantenha tudo o que você tem, porque se os seus planos derem errado, esses itens se tornarão seus bens mais prezados e podem salvar sua vida. Não subestime o valor mesmo dos itens mais simples. Existem técnicas até para fazer um arco e flecha com o cadarço do sapato, bem como linhas de anzol usando o arame de um boné e o mesmo cadarço de sapato. Guarde tudo de forma que possa carregar com facilidade, pois isso também te ajudará a economizar energia.

É bom você ter um livrinho com essas técnicas com você para usar como referência, bem como ter uma lista de itens para te ajudar na selva sempre com você.

Sobrevivência na selva: construa um abrigo

É hora de ser criativo. Familiarize-se com técnicas de construção; Existem vários tipos de abrigos que você pode construir e cada um tem prós e contras diferentes. Obviamente, você quer cobertura aérea para o calor e proteção contra os elementos à noite. Se você estiver em terreno rochoso ou montanhoso, procure proeminências para se proteger. Caso contrário, use galhos e folhas ou qualquer coisa que possa fornecer isolamento térmico. Use muitas folhas e galhos no chão para fazer uma cama macia, protegendo seu corpo da umidade.

Dicas de sobrevivência: a prioridade é a água

Seu corpo não vai durar mais de três dias sem água. Se você tiver sorte o suficiente para estar perto de um corpo de água doce, isso é bom para você, apenas certifique-se de ferver a água antes de saciar sua sede. Não há água à vista? Continue a sua pesquisa e construa um coletor de água da chuva ou água de orvalho. O importante é sempre deixar a água como prioridade para sua sobrevivência na selva.

Sobrevivência na selva: alimentação

As coisas podem ficar frustrantes quando se trata de encontrar fontes adequadas de alimentos quando você está em modo de sobrevivência, especialmente quando a desnutrição irá destruir você mentalmente e fisicamente, fazendo você se sentir fraco, irritadiço e delirante. É uma boa ideia se familiarizar com frutos silvestres comestíveis e plantas para referência futura quando estiver na natureza. Além disso, é hora de banir a palavra “exigente” de seu vocabulário. Quando se trata de sobrevivência, abrace tudo e qualquer coisa (cuidadosamente), incluindo insetos, ovos, frutas, folhas. Aprenda a construir algumas armadilhas simples para pegar pequenos animais e não dependa apenas de uma única fonte de alimento. A proteína é importante para a força, e ter uma lista de possíveis fontes de nutrientes na selva para suas necessidades básicas é uma ótima ideia.

Sobrevivência na selva: fogo

Chamas fornecem luz, comida cozida, calor e proteção de predadores e insetos que podem ser perigosos. Você pode usar várias técnicas para acender o fogo, desde o uso de uma pederneira até algo mais complexo. O importante é que você aprenda tais técnicas e as pratique muito antes de ir para a selva, ou você vai se cansar demais tentando, sem obter os resultados desejados.

Sobreviver na selva significa ter sempre as ferramentas certas em mãos

Mantenha uma faca de bolso ou uma multiferramenta com você em todos os momentos porque você nunca sabe quando você vai precisar dela, e quando você precisar dela, você vai se alegrar que você tem algo para cortar, proteger e preparar alimentos. Aprenda como usar uma multi-ferramenta antes de sair para a selva também, principalmente aprendendo dicas de como afiar as ferramentas para não acabar tendo o dobro de trabalho para as tarefas que você precisa completar. Aprender a serrar madeira e cortar galhos/árvores, é uma grande habilidade para aprender ao usar uma multi-ferramenta.

Não se esqueça de buscar socorro

A sobrevivência é a sua primeira prioridade, mas não se esqueça que você precisa ser resgatado também. Tenha um plano de ação no caso de uma aeronave sobrevoar a área onde você está, ou se há equipes de busca por perto. Você já deve ter visto isso nos filmes: preparar uma fogueira de fogo gigante e facilmente visível ao ar livre ou colocar pedras escrevendo SOS no chão. Você também pode usar qualquer objeto brilhante, metálico para fins de reflexão e identificação. Por isso, um item básico para passeios na selva é um pequeno espelho portátil.

Você precisa saber como fazer uma boa navegação

É uma boa ideia ter uma bússola com você em todos os momentos, mas se não tiver, então o que fazer? Aprenda a usar as estrelas, primeiro, porque é muito mais fácil do que você pensa. Além disso, mantenha nota de rios, caminhos ou montanhas. Seguindo estes pode levar a estradas e civilização.

Isso é um básico de sobrevivência na selva que você precisa saber. Fazendo um curso de sobrevivência na selva você terá um treinamento mais completo e apropriado para ir para o meio do mato. Mas partindo desse nosso artigo, você já pode saber o que esperar do curso.

Você sabe sobrevivência na selva? Como faria para sobreviver na selva?