Você já deve ter ouvido falar dos clubes de assinatura ou pelo menos já recebeu alguma propaganda direcionada de algum deles. Mas o que são esses clubes de assinatura que tanta gente está participando? Quais os produtos e serviços que eles oferecem? Vamos conhecer um pouco mais sobre eles e ver se são exatamente o que você procura.

Clube de assinatura: o que é?

Clubes de assinatura não são algo novo, mas eles ganharam uma maior popularidade e diversidade de serviços e produtos com o advento da internet. Outrora restrito a produtos como revistas ou publicações especializadas, os clubes de assinatura agora também servem para produtos como vinho, cervejas, barbeadores, cosméticos, camisas, brinquedos, seminários, aulas, ebooks, materiais de estudo, e muito mais. Há também clubes de assinatura para os Mystery Boxes, que são caixas com produtos aleatórios de uma temática específica, tal como cultura pop, decoração, livros, entre outros.

Um clube de assinatura funciona da seguinte maneira: você paga um valor fixo mensal, trimestral, semestral, ou anual. A partir de então, em uma frequência estabelecida pela empresa que administra o clube de assinaturas, você passará a receber produtos que você gosta ou precisa em sua casa.

Clube de assinatura

Um clube de assinatura é perfeito para receber vários tipos de produtos com um preço promocional. (Foto: UPS)

Clube de assinatura: como funciona?

Você deve escolher o site do clube de assinatura que quer assinar. E deve pesquisar muito pelos reviews do site na internet. Vá em redes sociais, fóruns, e outros lugares para saber da experiência das pessoas com um clube de assinatura específico.

Depois, você pode escolher o tipo de assinatura que vai querer. Alguns clubes oferecem diferentes “graus” de assinatura, entregando mais ou menos produtos de acordo com o tipo. É de se esperar que as assinaturas com produtos premium ou as que tem mais produtos são mais caras.

O pagamento pode ser realizado então via cartão de crédito, débito, ou boleto bancário. Em alguns sites, o pagamento é recorrente, ou seja, quando o novo ciclo de pagamentos começar, o valor é cobrado novamente. Em cartões de crédito, geralmente, essa cobrança é automática se você não cancelar sua assinatura.

Vale a pena um clube de assinatura?

Isso depende de cada pessoa, seus gostos pessoais, suas necessidades, hobbies, etc. Por exemplo, se você é um apreciador de cervejas, um clube de assinaturas que envia diferentes cervejas do mundo todos os meses para sua casa pode ser uma ótima opção para degustar diferentes sabores sempre. Quem gosta de coisas nerds pode se satisfazer com um Mystery Box de itens variados da cultura pop e nerd atual. Uma pessoa que tem a jardinagem como hobby pode gostar de receber sementes ou outros itens para seu jardim em um clube de assinatura.

É importante pesar o valor da assinatura e dos produtos no seu bolso. Em alguns clubes de assinatura, o valor sozinho pagaria pelos produtos separadamente e ainda sobraria dinheiro. Em outros, o valor mais do que compensa pela qualidade e quantidade de produtos recebidos. Pense bem no seu bolso para não ficar decepcionado na hora de receber seus itens do clube de assinatura.

Vocês participam de clubes de assinatura? Quais? Como escolheram seus clubes de assinatura?