Nas aulas de português, professores exigem que os alunos aprendam a fazer resenhas dos mais diversos assuntos. Em provas, vestibulares, avaliações e até em processos seletivos, pode ser pedido que uma resenha seja feita. Mas o que, afinal, é uma resenha? Explicaremos o temro abaixo e daremos também dicas de como fazer uma boa resenha.

O que é resenha?

O objetivo de uma resenha é avaliar ou julgar alguma coisa. Nós julgamos as coisas todos os dias. Por exemplo, você tem uma banda ou programa de televisão favorito e gosta mais de um supermercado do que de outro. Estes são julgamentos. Quando você escreve uma resenha, seu trabalho é declarar sua opinião ou julgamento e apoiar seu ponto de vista. Você faz isso apresentando razões e evidências.

Para escrever uma boa resenha, os elementos abaixo devem ser considerados para uma boa produção.

Leia, assista ou ouça mais de uma vez antes de escrever uma resenha

A primeira vez que você lê ou assiste algo, obtenha uma noção geral do trabalho. Então pense em seus pontos fortes e fracos. Leia ou assista novamente para confirmar suas primeiras impressões. Desta vez, tome notas cuidadosas. Prepare-se para mudar de ideia se um olhar mais atento o direcionar para uma direção diferente.

Fornecer informações essenciais é uma das dicas para escrever resenha

Diga aos leitores o título completo do trabalho e o nome do autor ou criador. Forneça o editor, data de publicação e outras informações sobre quando a peça foi criada e onde os leitores ou espectadores podem encontrá-la. Verifique seus fatos. Os detalhes em uma resenha devem ser os mais precisos possíveis.

Entenda seu público para escrever a resenha

As resenhas aparecem em todos os lugares. Você os encontrará em publicações locais e nacionais, online e também em periódicos especializados e boletins informativos de bairro. Pesquise os lugares que você espera publicar sua resenha e escreva de acordo. Pense no que você precisa explicar. Os leitores gerais precisarão de mais informações básicas do que os leitores de uma publicação voltada para especialistas.

Tome uma posição em sua resenha

Diga sua opinião sobre o trabalho que você está avaliando. Sua resenha pode ser negativa, positiva ou mista. Seu trabalho é apoiar essa opinião com detalhes e evidências. Mesmo que os leitores discordem de você, eles precisam ver como você chegou às suas conclusões. Uma resenha não é imparcial, é sua opinião, mas deve ser pautada em fatos.

Definição de resenha

Uma resenha é uma análise crítica sobre algo, incluindo sua opinião sobre o assunto discutido. (Foto: Cryptocurry)

Explique como você está julgando o trabalho na resenha

Decida seus critérios e os padrões que você usará para julgar o livro, o programa, filme seriado ou texto do qual você está fazendo a resenha. Você pode acreditar que um romance é bem-sucedido quando tem personagens de seu interesse e um enredo que faz você querer continuar lendo, por exemplo. Indique esses critérios para que seus leitores entendam o que você acredita.

Introduza provas para apoiar seus critérios

Apoie seus julgamentos com citações ou descrições de cenas do trabalho. Consulte também fontes externas. Outros críticos concordaram com sua opinião sobre esse trabalho? Você pode mencionar esses comentários também. Sempre certifique-se de citar corretamente o trabalho de outros escritores, se usados.

Conheça as convenções do gênero

Todo tipo de escrita ou arte tem elementos específicos. Um mistério tem que ter suspense, enquanto um romance deve ter personagens que você acredita que seriam atraídos um pelo outro. Considere o tema, estrutura, personagens, configuração, diálogo e outros fatores relevantes. Entenda essas convenções e leve-as em consideração como parte de seus critérios.

Compare e contraste em sua resenha

A comparação pode ser uma ótima maneira de desenvolver sua avaliação. Suponha que você afirme que um filme tem um diálogo maravilhoso e original. Demonstre isso compartilhando alguns diálogos de outro filme que tenha diálogos rígidos ou clichê. Use o contraste para provar seu ponto. Mas para isso, lembre-se que você precisará conhecer outras obras para que a resenha tenha sustento.

Não faça um resumo de todo o enredo

Livros, filmes e programas de televisão tem princípios, meios e finais. As pessoas leem e assistem a esses trabalhos em parte porque querem saber o que acontece. Deixe-os desfrutar de suas histórias. Forneça uma ideia geral do que acontece, mas não forneça segredos importantes, especialmente o final.

Como vocês fazem uma resenha? Quais elementos julgam mais importantes?