Se você está nas mídias sociais, já deve saber o que é um meme da internet. Um meme é uma imagem engraçada que se torna viral na Web e normalmente tem um elemento visual e foco. Ele vem em várias formas, embora a maioria delas exiba fotos com textos divertidos. Mas e se você quiser fazer o seu próprio meme? Existem sites que permitem personalizar rapidamente o seu próprio a partir de um conjunto de existentes. Tudo o que você precisa fazer é escolher um modelo de imagem, digitar o texto desejado e compartilhar. No entanto, se você quiser criar um novo meme inteiro a partir do zero, não é exatamente difícil.

Faça sua pesquisa para montar memes

É boa prática ver os memes que se tornaram virais, especialmente os atuais. Eles podem fornecer inspiração pois talvez haja um certo tema de memes que é popular no momento, por exemplo, e permitem que você veja se alguém já experimentou sua ideia.

Manter a corrente das tendências pode ser uma grande fonte de inspiração. O Facebook, Instagram e Twitter são ótimos para identificar tendências, e tópicos de entretenimento geralmente são uma vitória. Tome nota do que faz você rir mais e do que recebe mais respostas.

Por exemplo, no momento em que escrevo este artigo, os memes com as quedas do Neymar estavam se tornando cada vez mais populares. Além disso, séries populares tem sido uma fonte de inspiração para muitos memes ultimamente porque todos acabam assistindo.

Se você não é fã de esportes, pode ser difícil vender um meme com tema esportivo. Os bichinhos fofos são sempre ótimos para quando você está sem ideias, mas se você realmente quer empurrar o envelope, escolha uma figura pública que possa imitar facilmente. Se você quiser usar uma experiência pessoal como o centro do seu meme, escolha uma que seja fácil de relacionar.

O meio mais fácil de usar é uma foto, mas se você pode ser engraçado na câmera, você pode querer se aventurar em vídeo.

Criar um meme com um bom conteúdo

Antes de prosseguir, este é o ponto em que decide se vai criar as suas próprias coisas ou reciclar as coisas que encontrou online. Se você estiver fazendo um meme de foto e quiser usar o conteúdo existente, pegue as telas apropriadas dos vídeos que deseja usar. Você também pode navegar na Web em busca de imagens que gostaria de usar. Tenha em mente que a atenção do usuário típico da internet é muito curta, então você quer causar uma impressão imediata. Invente um slogan que use uma linguagem simples e memorável. Encontre a expressão certa para transmitir e garanta que seus recursos visuais correspondam ao sentimento que você está tentando retratar.

Criando memes

Crie memes com criatividade e faça com que seus amigos divulguem a sua zoeira! (Foto: PSafe)

Como fazer memes com as ferramentas necessárias?

Se você estiver criando um meme a partir de uma foto, talvez seja melhor usar o Photoshop ou usar o Pixlr Editor, os quais são editores de imagens gratuito que oferecem funcionalidades semelhantes. Você também pode procurar sites criadores de memes que permitem que você envie sua própria foto para usar como plano de fundo. Por fim, você pode instalar aplicativos de fotos diretamente no telefone que permitem adicionar texto às suas imagens. Se você estiver criando um meme de vídeo, os aplicativos e sites mais fáceis de usar são o Instagram, o Snapchat e o YouTube.

Depois de ter sua foto, não importa se você a pegou, capturou a tela ou a encontrou online. Você pode usar qualquer um dos serviços abaixo para montar seu meme.

Gerador de meme do Imgur (baseado na web)

Quando você chegar ao gerador de memes, clique em fazer upload de novo plano de fundo no lado direito. Em seguida, arraste suas imagens para a caixa na parte superior da janela pop-up ou cole uma imagem ou URL na caixa de texto localizada diretamente abaixo do botão Procurar. Depois de fazer isso, o Imgur automaticamente carrega sua imagem e leva você para a página de criação. Quando sua foto estiver pronta, ela aparecerá na página de edição do Imgur, onde você poderá digitar o texto que acompanhará sua imagem. Aqui, você pode fazer todo tipo de coisa, como mover o texto e redimensioná-lo. Você também pode optar por enviá-lo para a biblioteca pública do Imgur. Certifique-se de nomear seu meme antes de clicar em fazer este meme! Sua próxima página fornece várias opções sobre o que fazer com o meme que você acabou de criar. Se você quiser mantê-lo para mais tarde, basta clicar com o botão direito do mouse na imagem e salvá-la no seu computador. Você também pode copiar o link para compartilhá-lo depois. Se você não quiser salvar a imagem no Imgur, anote o link porque ele aparecerá apenas uma vez. Caso contrário, você poderá adicioná-lo à sua conta do Imgur (e você poderá criar uma, se desejar).

Meme Generator (iOS / Android)

Faça o download do aplicativo e clique no ícone de foto, que fica no canto superior direito do iOS e no canto inferior direito do Android. Ao fazer isso, você poderá acessar suas próprias fotos, porém, o Meme Generator também tem uma tonelada de imagens em estoque para escolher! Selecione a foto desejada e o aplicativo deve levá-lo automaticamente para a próxima etapa. Digite o texto que você deseja que apareça na sua imagem na parte superior e inferior do meme. Selecione a fonte de tamanho desejada. Recomendamos que você fique com “normal” e clique em FAZER. Agora, use o ícone do disco para salvar seu meme no seu álbum de fotos ou o ícone de compartilhamento para compartilhá-lo. Aqui, você pode copiá-lo para a área de transferência ou compartilhá-lo diretamente no Facebook, no Twitter ou em um endereço de e-mail. Há vários outros apps criadores de memes e todos tem o mesmo princípio de funcionamento.

Pixlr (baseado na web)

Nem todos nós podemos comprar o Photoshop, mas, felizmente, todos nós temos acesso a um aplicativo da Web semelhante ao Photoshop chamado Pixlr. Na home page, clique em Abrir imagem do computador e selecione a imagem que você deseja transformar em um meme. Para adicionar texto, clique no ícone da Ferramenta de letras, que é estampada com a letra “A”. Escolha Impacto como uma fonte que é a escolha certa para os memes e não se esqueça de digitar tudo em maiúsculas. Mexa com o tamanho da fonte até que seja proporcional à imagem. Em seguida, escolha branco para a cor da fonte. Na janela Camadas à direita, clique com o botão direito do mouse na camada que contém seu texto e clique em Estilos de camada. Depois, escolha Outer Glow, mude a cor para preto, ajuste a dureza para 10 e selecione um tamanho entre 6 e 8. O segundo depende do tamanho da fonte. Para salvar seu meme de foto, clique em Arquivo -> Salvar. O Pixlr selecionará automaticamente o JPEG como seu formato de saída, mas você poderá alterar o nome do arquivo, se desejar. Você não precisa fazer alterações no que diz respeito às configurações de Qualidade. No entanto, defini-la como 100 salvará a imagem sem compactação. Clique em OK e uma janela pop-up permitirá que você salve o arquivo resultante diretamente em seu computador.

Instagram

Depois de iniciar o aplicativo, toque no ícone da câmera do Instagram no centro da barra de menu inferior e, em seguida, toque em Vídeo. Para começar a filmar seu vídeo curto, pressione e segure o círculo cinza. Você tem um minuto para usar, então use-o com sabedoria. Quando terminar com um clipe, solte-o e você poderá passar para outro disparo. Se você não gostar do último clipe, toque em Excluir na parte inferior da tela. Lembre-se de que você só pode excluir o clipe mais recente, por isso, não siga para a próxima cena até ficar 100% satisfeito com os resultados. Continue clicando em seguida até o vídeo aparecer no seu feed do Instagram. É aí que você sabe que sim, seu meme de vídeo do Instagram está funcionando.

Snapchat

O Snapchat nos últimos anos se tornou muito mais popular, substituindo os sites de mídia social anteriores, como o Vine, em compartilhar vídeos curtos com amigos. Depois de iniciar o aplicativo e colocar seu assunto na foto, você deve pressionar e manter pressionado o círculo grande, que inicia o processo de gravação. Você pode gravar vídeo sem restrição de tempo e tudo isso em apenas uma foto (sem clipes como o Instagram). Depois disso, você pode adicionar todos os tipos de emoticons, textos e efeitos ao seu vídeo para torná-lo pop como faria se estivesse tirando uma foto. Você também pode salvar um clipe: procure o ícone de seta para baixo no canto inferior esquerdo da tela depois de terminar de gravar seu clipe. Recomendamos que você compartilhe a história com seus amigos. Dessa forma, qualquer pessoa que estiver seguindo seus snaps poderá ver sua obra de arte por até 24 horas depois que você a receber.

YouTube

Você pode facilmente criar um meme de vídeo, gravando-se no YouTube via webcam. Quando você estiver conectado ao YouTube com sua Conta do Google, clique em Fazer upload no canto superior direito da tela. Na próxima página, você desejará clicar em Primeiros passos, em Transmissão ao vivo, na coluna da direita. Talvez seja necessário concluir a verificação da conta (é um processo simples) e permitir que o computador ative a câmera e o microfone antes de continuar. A partir daí, você poderá transmitir suas ideias para o YouTube, mas lembre-se de que tudo está ao vivo, o que significa que, se você errar, não haverá recomeço. Com toda a parte ao vivo, algo que você pode não ter pretendido se tornar um meme da internet pode realmente fazê-lo por causa do conteúdo dentro. Há muitos exemplos de exatamente isso na internet, como o seguinte. Talvez você possa se tornar famoso pela internet por um motivo totalmente não planejado.

É claro que, para um meme ser um meme, você precisa obter muita exposição online. Tweet, publique em seu Facebook ou sites pessoais, compartilhe no Reddit, envie por e-mail para sua família e amigos. Depois, volte nos comentários para contar sua experiência.