Uma bússola é algo que você pode fazer em casa para se divertir como uma experiência para a família ou para se orientar em um mapa, ou para construir algo na direção apropriada. Fazer uma bússola é algo bem simples e não vai exigir muitos passos complicados, podendo ser feito rapidamente.

Como fazer uma bússola: materiais

Com essas instruções para criar a bússola, você poderá ter uma ideia melhor de onde está e para onde está indo. É muito fácil e não exige muito material. Este é um experimento divertido e prático para estudantes de qualquer idade.

Materiais que você precisará para construir uma bússola incluem:

  • Três agulhas
  • Ímã com pólos marcados (S-N)
  • Jarra transparente
  • Massa de modelar
  • Fio
  • Lápis
  • Pedaço de papel

Como criar uma bússola: passo a passo

Esfregue do meio para a extremidade pontiaguda da agulha ao longo do lado sul do ímã. Certifique-se de esfregar na mesma direção 30 a 40 vezes para magnetizar a ponta da agulha. Faça isso para duas das três agulhas. Teste a magnetização das agulhas tentando pegar a terceira agulha. Se você conseguir pegar a terceira agulha, estará pronto para montar sua bússola.

Dobre um pequeno pedaço de papel e cole as agulhas no papel dobrado. Marque o papel com o olho da agulha em “S” e a ponta da agulha em “N”.

Insira a terceira agulha na massa de modelar. Balance o papel em cima da agulha. Observe que o papel sempre apontará para o norte (na direção norte). Toque uma extremidade do papel, o papel retorna à sua posição original?

Para usar ao ar livre, prenda o papel a um lápis com linha. Coloque o lápis no topo de um frasco de vidro com a agulha dentro do copo. Agora observe como a agulha gira e aponta para o norte.

Vire o jarro no lugar. A agulha continua apontando para o norte?

Compasso caseiro

Faça um compasso caseiro e se divirta com todas as possibilidades de exploração. (Foto: What Do We Do All Day)

Como funciona a bússola?

O núcleo metálico da terra ajuda a criar o campo magnético da Terra com pólos norte e sul. A bússola reage com os pólos da Terra para apontar na direção do Pólo Norte da Terra.

Esfregar o ímã contra a agulha em uma direção fez com que os átomos de ferro no objeto se alinhem e criem um campo magnético fraco, que faz a agulha se comportar como um imã. Você tem que esfregar em uma direção para obter os átomos alinhados da mesma maneira. Se você tivesse friccionado para frente e para trás, os átomos também não teriam se alinhado, e o campo magnético provavelmente não seria tão forte, se um fosse criado. O magnetismo criado dessa maneira é chamado de magnetismo induzido.

Como ler as direções de uma bússola?

Quando a agulha é magnetizada, ela será carregada positivamente, o que significa que será atraída para um negativo e repelida por campos magnéticos positivos. A ponta da agulha será polarizada e apontará para o pólo magnético mais forte, que significa norte no hemisfério norte e sul no hemisfério sul. A partir dessa leitura inicial, você deve ser capaz de determinar os pontos cardinais remanescentes desenhando uma linha imaginária perpendicular ao eixo da agulha. O leste está à direita com o oeste à sua esquerda.

Ficou alguma dúvida sobre esse projeto caseiro? Deixem nos comentários suas perguntas e criações!