Cartão de visita: como fazer?

Em Geral por André M. Coelho

O cartão de visita perfeito deve transmitir uma ideia do que é a sua empresa e sua profissão, ao mesmo tempo que fornece informações úteis sobre a sua empresa e o seu papel nela. Embora exista uma área de superfície limitada, ao usar o espaço com sabedoria, você dará às pessoas mais do que apenas seu nome e endereço quando você lhes entregar seu cartão.

Neste artigo, abordaremos sete etapas para obter cartões de visita ideais para sua empresa.

Como fazer cartões de visita: escolhendo onde fazer

Existem três opções principais quando se trata de fazer seus cartões de visita:

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Encomende a partir de uma gráfica online: esta é a opção que recomendamos porque é muito fácil de usar impressoras online e os cartões acabam parecendo muito profissionais. O custo também acaba sendo menor do que imprimir os cartões quando você adiciona o custo da impressora, tinta e papel.

Trabalhe com uma gráfica local: esta é provavelmente a opção mais cara, mas você também receberá a ajuda mais personalizada aqui.

Faça você mesmo: não recomendamos essa opção porque, a menos que você seja um designer profissional e tenha uma impressora realmente de boa qualidade, os cartões de visita não terão boa aparência. No entanto, se você quiser ter uma chance, existem modelos gratuitos online, e você pode comprar papel cartão aqui. Você precisará de uma impressora jato de tinta ou laser de alta qualidade.

Depois de decidir onde deseja obter seus cartões de visita, você pode começar a projetar seus cartões de visita.

Como criar cartão de visita: acabamento do papel, estoque e tamanho/forma

Existem algumas decisões que precisam ser tomadas quando se trata de escolher o tipo de cartão de visita que você deseja. Os cartões de visita variam de classicamente simples a chamativos e divertidos, então você precisa saber qual impressão deseja fazer para escolher quais opções funcionarão para você.

Fosco ou brilhante

Ao escolher o acabamento do papel, a maioria das empresas de cartão de visita oferece a opção de brilhante ou fosco. Ambas as opções parecem boas, então é principalmente uma questão de preferência pessoal ao decidir qual opção seguir.

O acabamento brilhante tem um revestimento de brilho aplicado aos cartões de visita que cria uma aparência brilhante e chamativa. Essa opção é recomendada se você tiver uma imagem ou muita cor nos seus cartões de visita, pois isso fará com que esses elementos sejam exibidos.

O acabamento fosco tem um revestimento fosco aplicado aos cartões de visita que cria uma aparência protetora e não brilhante. Essa opção é ótima para um toque mais clássico e é recomendada para designs com texto pesado.

Outra diferença significativa é que o acabamento brilhante é mais difícil de escrever do que o acabamento fosco. Isso se torna um problema se você provavelmente distribuirá seu cartão em eventos como feiras de negócios ou eventos de rede. Desde que você está encontrando uma tonelada de pessoas em um curto espaço de tempo, muitas pessoas usam a prática de tomar notas no verso de cartões de visita, a fim de lembrar a conversa. Se as pessoas não conseguirem escrever em seus cartões, isso poderá prejudicar suas chances de que elas lembrem de você.

Há opções que misturam elementos de ambos, mas podem adicionar custos a versão final do cartão.

Papel

O papel refere-se à espessura do papel que está sendo usado para o cartão de visita. São geralmente oferecidos três níveis de espessura para cartões de visita:

Standard/Padrão: esta opção é a menos cara, mas também é bastante frágil.

Intermediário: a opção do meio fornece uma boa espessura e custa apenas um pouco a mais mais que a opção padrão.

Grosso: opção mais espessa é muito resistente. A desvantagem é que pode ser muito grosso para caber em agendas de cartão de visita padrão.

Embora seja tentador optar pela opção menos dispendiosa, se houver um único lugar, uma pequena quantia de dinheiro pode fazer uma grande diferença com o cartão de visita, mas com um estoque de papel mais espesso. Recomendamos seguir a opção intermediária.

Cantos

O cartão de visita padrão é de 3,5 polegada x 2 polegadas , mas você pode considerar um tamanho ou formato diferente para que seu cartão de visita se destaque. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas antes de se desviar do tamanho padrão:

Adicionado despesas: ter um cartão de visita com cantos arredondados ou com uma forma única vai custar-lhe extra.

Mais fácil de perder: a maioria das pessoas mantém cartões de visita em suas carteiras ou em um fichário para acompanhar os cartões que receberam. Se o seu cartão tiver uma forma estranha ou for feito de um material mais espesso (como madeira ou metal), é possível que ele não se encaixe bem em lugares onde as pessoas geralmente guardam cartões.

Se você puder pagar a despesa adicional, ter um cartão de visita exclusivo é uma ótima peça de conversação quando você está conhecendo alguém pela primeira vez. No entanto, recomendamos manter o tamanho padrão do cartão de visita (3,5 polegadas x 2 polegadas) para evitar que seja facilmente extraviado.

Cartões de visita

Um cartão de visita bem feito pode ser tudo que você precisa para deixar sua marca e mostrar sua identidade visual pessoal e profissional com estilo. (Foto: Vistaprint)

Quais informações colocar no cartão de visitas?

No mínimo, você deseja ter as seguintes informações no seu cartão:

E aqui estão algumas coisas adicionais a serem consideradas:

Seu logotipo: sempre que possível, você deseja manter sua marca online e offline. Se você ainda não tem um logotipo, faça um logo.

Seu endereço físico: se você tem uma empresa local com uma presença física, adicionar suas informações de localização é fácil. Se você operar 100% online, no entanto, você pode considerar usar um escritório virtual para fazer com que sua empresa pareça mais profissional.

Slogan da empresa: considere adicionar uma frase curta que permita aos clientes saberem que sua empresa é a responsável pelo trabalho.

Contas de mídias sociais: refere-se à sua página do Facebook ou ao seu Twitter. Usando-as da melhor forma, elas podem te ajudar a ganhar muito dinheiro.

Número de fax: a maioria das pessoas não usa mais os faxes, mas, se ainda o fizerem em sua linha de negócios, você deve considerar adicionar seu número de fax.

Sua foto: se você opera em uma linha de negócios, como imóveis ou vendas de seguros, onde você e sua empresa são a mesma coisa, usar sua foto não é uma má ideia. Capriche na foto, no entanto, para a melhor qualidade.

Código QR: você pode usar isso para que as pessoas possam escanear seu cartão com o telefone e ter seus detalhes de contato adicionados automaticamente à lista de contatos.

Certificações profissionais: para profissões como corretores de imóveis ou advogados, você pode querer incluir suas certificações após o seu nome.

Lembre-se de que há uma quantidade limitada de espaço e você não quer empinar todas essas informações em seu cartão de visita. Escolha as informações mais relevantes para o seu tipo de negócio.

Crie seu cartão de visitas

Existem algumas opções diferentes para projetar seu cartão:

Use um modelo pré-fabricado: essa é a opção mais barata e fácil. Se você decidir encomendar seus cartões através de uma empresa de impressão online, eles terão modelos que você pode personalizar com as informações da sua empresa.

Crie seu próprio design: se você souber como criar designs personalizados, poderá escolher criar seus próprios cartões de visita.

Contrate um designer profissional: você pode contratar alguém para criar um design personalizado, com valores que variam do barato até o mais caro.

Trabalhe diretamente com a empresa gráfica: algumas empresas de impressão oferecem serviços de design a um custo extra.

Recomendamos o uso de um modelo predefinido, já que isso é gratuito, e os modelos podem ser personalizados com o logotipo e as informações da sua empresa.

Escolha sua fonte ara o cartão de visitas

Lembre-se de que a legibilidade é a coisa mais importante ao escolher sua fonte, portanto, você deve evitar fontes decorativas. A Copperplate Gothic é uma boa opção para cartões..

Se você usar mais de uma fonte no cartão, ela deverá ser complementar e não é recomendável usar mais de duas. Lembre-se de que você pode usar tamanhos e negritos diferentes para destacar as áreas importantes, como o nome da sua empresa.

Em caso de dúvida, use a fonte padrão que está no modelo que você está escolhendo.

Adicione suas informações e o logotipo

Se você estiver usando um serviço online, então você pode facilmente fazer upload de um arquivo de imagem do seu logotipo e recortá-lo para que caiba na área reservada para o logotipo. Isso, obviamente, pressupõe que você tenha decidido usar seu logotipo em seu cartão, o que geralmente é recomendado.

O modelo também deve permitir que você selecione facilmente as áreas de texto que deseja editar e altere itens como cores e fontes usando um menu. Se você não quiser uma informação específica para a qual o modelo tenha espaço reservado, também poderá excluir facilmente as coisas.

Não tem um logotipo? Existem muitas opções para criação de logotipos, desde criar o seu próprio, comprar um pronto ou encomendar um personalizado.

https://youtu.be/hONDvj-QbQg

Faça seu pedido de cartões

Nesta fase, você deve ter tudo pronto e estar pronto para pedir seus cartões. Lembre-se de escolher um design simples e profissional, e papel de boa qualidade. Compare os preços para encontrar as melhores oportunidades.

Os cartões de visita perfeitos devem ser acessíveis, bem projetados e refletivos para o seu negócio, te ajudando a vender mais. Se você precisar de alguma inspiração para ajudá-lo a criar seus cartões de visita, pesquise nas imagens do Google. As ideias irão te ajudar a ter uma versão do seu cartão muito rapidamente.

Como vocês fizeram seus cartões de visita? Quais informações acham mais importantes para os cartões?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.