Barcos pop pop, ou motores de impulso de água, como Basil Harley os chama em seu livro, Toyshop Steam, datam de cem anos ou mais. Suas origens são obscuras, o que aumenta seu charme e mistério. O mecanismo pop pop é simplesmente um tubo de cobre enrolado que tem as duas extremidades na água. A bobina é aquecida e o barco em que está instalada misteriosamente avança.

Como funciona um barco a vapor pop pop?

Como isso funciona, em termos científicos, ainda está aberto a conjecturas e tem sido fonte de alguma controvérsia. O que parece acontecer é que um pouco de água no tubo se transforma em vapor, forçando o restante da água para trás, fazendo o barco avançar (veja uma das várias leis de Newton). O vácuo assim criado dentro do tubo atrai mais água e o ciclo se repete.

Na prática, existem muitas variáveis, como a seguir: comprimento e diâmetro do tubo, fonte de calor, peso do barco e se a chama está ou não protegida. Qualquer um deles afetará o desempenho. Eu não vi muitos pop-pop trabalhando, mas dos que eu vi, nenhum apresentou uma performance que eu chamaria de ótima, ou até boa. No entanto, se alguém diminuir consideravelmente os padrões, um barco pop-pop bem projetado terá um desempenho que pode ser descrito como aceitável.

Os pop-pop sempre foram os enteados da família dos barcos a vapor. Eles podem realmente ser chamados de barcos a vapor, mas têm pouca semelhança com um barco a vapor adequado. Eles não têm partes móveis, afinal. Nos primeiros dias dos barquinhos, os fabricantes alemães costumavam construir um diafragma metálico fino e flexível no circuito de água / vapor. Esse diafragma foi lavado levemente e, quando a água se transforma em vapor, acaba fazendo um barulho como um grilo de metal que você soltou pressionando-o com o polegar. Foi assim que o barco ganhou seu nome comum. (Os alemães os chamam de barcos toc-toc pelo mesmo motivo.)

Como construir um barco pop pop?

Construir um barco pop-pop é um bom exercício em trabalhos simples de chapa. Você pode construí-lo em latão, ou até usando uma lata de refrigerante. Se você usa latão, não construa o barco com nada mais do que 0,254 mm de espessura.

O casco deste experimento pode ser feito de uma única peça de metal. Você pode ser tão criativo quanto quiser na hora de fazer o formato. Incluí pouco mais do que o mínimo necessário para colocar um barco na água.

O casco de um barco pop pop

Imprima um PDF de duas páginas de um casco de barco. Vai ajudar ter essa referência se você quiser fazer um modelo diferente. Corte cada metade ao longo da linha com pontos duplos e prenda as peças juntas para formar o padrão inteiro. Lembre-se de fazer pequeno para não gastar material demais.

Você precisará de alguma matéria-prima. Pode usar uma lata de azeite de oliva achatada ou uma lata de refrigerante.

Use um adesivo em spray para colar o padrão no metal. Só é preciso um revestimento leve na parte de trás do padrão – você deseja que ele se solte facilmente mais tarde.

Cole o desenho no metal. Se você estiver usando uma lata impressa, precisará decidir se deseja imprimir dentro ou fora do barco. Qualquer um é bom, mas cole o padrão para o exterior. Além disso, se você planeja não pintar o barco, coloque o padrão para aproveitar ao máximo a impressão na lata.

Primeiro, faça os orifícios do desenho para os tubos de água. Então, com uma tesoura robusta, comece a cortar o casco. As linhas sólidas são linhas de “corte” e as linhas pontilhadas são linhas de “dobra”. Corte os lados e o painel de popa (extremidade traseira), mas não corte em volta do arco (extremidade frontal). Deixe o arco um pedaço achatado por enquanto.

Com os dedos, faça a dobra cuidadosamente pressionando o metal sobre o bloco. Use um martelo macio para deixar o canto dobrado afiado. Se você não tiver um martelo macio, coloque um pedaço de madeira sobre a dobra e bata com um martelo. Agora siga o mesmo procedimento para dobrar as abas laterais. Eles podem entrar ou sair do painel de popa, que ficam melhores por dentro. Além disso, dobre a aba frontal de um lado.

Dobrar os lados para cima. Você pode usar uma morsa ou blocos de madeira para te ajudar nisso. Agora, retire cuidadosamente o padrão de papel e jogue-o fora. Molhe com água, se necessário.

Antes de soldar, você deve preparar as superfícies. Se houver alguma impressão nas superfícies a serem soldadas, ela deverá ser removida. Lixe até ficar no metal. Faça isso sempre que necessário.

O barco será soldado em conjunto. Você deve usar uma pasta de fluxo  e uma solda de estanho / chumbo. Se você for menor de idade, peça ao seus pais ou a um adulto que faça isso para você.

Cada superfície a ser soldada deve primeiro ser estanhada – ou seja, revestida com uma fina camada de solda. Primeiro, unte uma camada muito fina de fluxo sobre toda a área a ser soldada. Em seguida, carregue seu ferro com solda. Isso significa apenas obter um pouco de solda extra na ponta. Em geral, a solda não será aplicada diretamente na obra, mas transferida para a obra a partir do ferro. Em seguida, limpe lentamente a ponta do ferro pela área fundida. A solda deve ser transferida facilmente, deixando a área prateada. Tente ficar o mais fina possível.

Pode ser vantajoso manter as seções estanhadas juntas com um clipe enquanto solda.

Para fazer a junta, carregue o ferro com solda e depois passe-a pela borda da junta. As áreas estanhadas devem aquecer, atraindo a solda para a junta. Você também pode passar o ferro sobre a junta externa. A foto mostra uma junta interna soldada.

Este é o exterior da junta. Se não for suficientemente bom para você, pode ser limpo com uma pequena lixa. Solde as pontas dos lados dos lados da mesma maneira.

A proa do barco agora pode ser soldada até o fundo. Aplique o fluxo em ambas as superfícies, pressione o arco na parte inferior para um bom ajuste, carregue o ferro e solde-o em pequenas etapas. Seja generoso com a solda.

Agora que o casco foi totalmente soldado, o excesso pode ser cortado com uma tesoura. Limpe as arestas com uma lixa.

O casco básico acabado.

Barco pop pop

Um barco pop pop é basicamente um barco a vapor simples, que pode proporcionar horas de diversão. (Foto: Instructables)

Fazendo o motor a vapor do barco pop pop

Para fazer o “motor” pop-pop, você precisará de alguns pedaços de tubo de cobre. Eles vem em diversos comprimentos e espessuras. Você precisará de um comprimento mais longo e peças de tamanho menor

Segurando uma extremidade do longo tubo de cobre em uma morsa, aqueça o restante até que brilhe em vermelho para recozi-lo (amolecer).

Quando estiver frio, comece a dobrá-lo cuidadosamente em aros até começar a endurecer novamente. Você deve sentir como fica mais duro. Isso é chamado de endurecimento do trabalho.

Agora repita o processo, reaquecendo o tubo endurecido.

Após o terceiro aquecimento, coloque um pedaço de barra na morsa e termine de enrolar o tubo em torno dele, o que lhe dará uma aparência agradável e uniforme. Contando no topo, você deve ter cinco aros.

As duas peças menores devem ser aquecidas e dobradas.

Para soldar as peças, limpe as extremidades com um pedaço de lã de aço. Limpe um pouco de fluxo sobre eles, bem como dentro da gola. Coloque as peças juntas e aplique o ferro. Nesse caso, convém aplicar solda à junta enquanto ela estiver aquecendo. Uma pequena tocha fará esse trabalho rapidamente. Não se preocupe se as pernas não estiverem apontando para o lado certo quando você as solda. Eles podem ser facilmente torcidos em alinhamento posteriormente.

Instalação do motor no barco pop pop

Afaste as pernas do motor para que elas deslizem facilmente nos orifícios na parte inferior do barco. As pernas do motor devem se encaixar facilmente através dos orifícios, apontando para a parte traseira do barco. Se os furos forem muito pequenos, talvez seja necessário abri-los um pouco com uma lima redonda ou uma broca muito maior. Tudo bem se as extremidades das pernas tocarem o casco.

Solde o motor no chão do barco usando o ferro de soldar. Dobre cuidadosamente as pernas para que fiquem paralelas ao fundo do barco.

Isso termina o barco básico. Mas você pode incrementar ainda mais, ou fazer uma versão mais simples, como a que o Manual do Mundo fez:

O que acharam do barco pop pop? Já fizeram um alguma vez? Como ficou? Quais outras experiências vocês já fizeram?