Qual a origem dos nomes dos meses?

Escrito na categoria "Geral" por Alex Benfica.

Os nomes dos meses do ano foram escolhidos a muito tempo atrás e foram sendo modificados até chegar nos dias de hoje.

Como sempre a origem das coisas tem alguma relação com a Roma Antiga e foi lá também que o ano tinha 304 dias no primeiro calendário romano, por volta do século VII a.C. Este ano esquisito tinha 10 meses contados a partir de março até dezembro.

Com 304 dias o ano do calendário não combinava com ao ano solar que hoje sabemos ter ~365,25 dias. Isto deixou o calendário defasado em relação às estações do ano, pois nem todo ano as estações ocorriam sempre no mesmo mês. A contagem estava em torno de 51 dias atrasada em relação ao início das estações. O imperador da época resolveu então criar mais 2 meses no ano para solucionar de vez o problema, janeiro e fevereiro. Com isto o novo ano passou a ter 354 dias.

Em pouco tempo logo se percebeu que o tamanho do ano estava errado de novo e então o imperador Júlio Cesar (100-44 a.C) criou o ano de 365 dias, baseando-se em um modelo que os egípcios já usavam. Os nomes e o número dos meses ficaram os mesmos nesta mudança.

Passados alguns anos veio o sucessor do imperador Júlio César, chamado de César Augusto. Ele viveu de 63 a.C a 14 d.C. Nesse período os meses de Julho e Agosto foram rebatizados com o nome que tem hoje para homenagear os imperadores Júlio e Augusto.

O que significam os nomes dos meses?

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!