Filosofia : o que é, origem histórica e para quê serve.
Você sempre ouve falar mas nunca entendeu propriamente o que é Filosofia e para quê ela serve? Vamos tentar esclarecê-lo em termos simples esse universo complexo que existe há mais de 2500 anos! Filosofia significa propriamente amor/amizade à sabedoria. (Em grego Filo: amor e Sofia: sabedoria). A Filosofia nasceu na Grécia, por volta do século VI a.C. As condições históricas, políticas e sociais da Grécia neste período contribuíram imensamente para o surgimento desse tipo de relação com o conhecimento. Podemos citar os principais fatores que contribuíram para o surgimento da Filosofia:
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- O gradativo questionamento das narrativas míticas que ofereciam explicações sobrenaturais, da ordem do divino, para os fenômenos físicos e comportamentos em geral.
- A abertura religiosa e ausência de dogmas fortes a serem obedecidos, o que é muito diferente, por exemplo, da civilização egípcia submetida aos desígnios de um Faraó, chefe do Estado e da religião.
- O surgimento da Pólis (cidade em grego) por volta do século VIII a.C. A organização política da Pólis deseja se afastar da forma de governo tirânica e de um poder absoluto, justamente por já terem experimentado essa forma de governo no período Micênico (século XII a.C). São favorecidos o debate público e a participação política dos cidadãos para os quais o Estado é questão comum; a política incentiva a disputa oratória, argumentativa, por meio da PALAVRA, e não por meio da força, do poder divino ou hereditário. A própria arquitetura da cidade coloca a Ágora (a praça PÚBLICA) como lugar central. Há democratização e divulgação das idéias, o que traz consequências para o plano intelectual, pois as idéias estarão sujeitas à críticas, interpretações, reformulações e debates.
A Filosofia surge então nesse contexto de efervescência do mundo público, dos debates e da busca por explicações racionais e objetivas do mundo. Segundo os historiadores da Filosofia o primeiro filósofo teria sido Tales de Mileto, que por volta do séculoVI se pergunta pelo princípio universal da natureza se valendo exclusivamente de argumentos racionais e lógicos, sem apelar para princípios místicos e transcendentes.
A Filosofia tem por característica principal a diferença em relação ao conhecimento técnico que serve para algo imediato. Se formos perguntar “para quê serve a filosofia ?”, tendo em vista resultados imediatos e práticos, ela não serve pra nada! O que de forma alguma retira o seu valor, mas muito ao contrário, pois a Filosofia lida com questões essenciais que exigem reflexão e autonomia diante da necessidade de cumprir alguma função. Tomemos um exemplo. No antigo Egito o estudo da matemática e da geometria cumpria um função prática: demarcar os lotes para o pagamento dos impostos e refazer os cálculos por causa dos inundamentos causados pelo Rio Nilo. A astronomia era praticada para a previsão do melhor tempo para colheitas, por exemplo. Nesses casos o conhecimento está submetido à fins práticos, o conhecimento é investido para o cumprimento de necessidades imediatas. A filosofia surge como um modo de conhecimento autônomo e sistemático, que busca conhecer as coisas com um fim em si mesmo, quer dizer, sem ter em vista algum resultado prático imediato. Neste sentido a reflexão filosófica sobre a matemática visa os princípios da matemática, a reflexão filosófica da astronomia visa os princípios da astronomia e não sua aplicação. Quando uma ciência ou uma atividade passa a refletir sobre si mesma, sobre o seus próprios princípios, está aberto o campo da Filosofia! Quando buscamos racionalmente o que está por detrás das aparências, princípios gerais para fenômenos particulares; nos perguntamos não pela beleza particular, mas pelo Belo em geral; nos perguntamos não por boas ações, mas pelo Bem em geral, a Filosofia já está presente em nossas vidas.
A filosofia pode situar-se em eixos temáticos, como :
- a ética, que visa a discussão e estabelecimento de princípios que regem a vida humana em sociedade;
- a estética, que se pergunta pelo Belo e pelos princípios da arte;
- a política, que visa a discussão e o estabelecimento de princípios para a atividade política em geral;
- a metafísica, que lida com questões que estão para além da realidade concreta, como a pergunta acerca da essência das coisas em geral;
- a epistemologia ou teoria do conhecimento, que se pergunta pela própria possibilidade do conhecimento, se ele acontece primeiramente pelos sentidos ou pela razão.
Quando estudamos Filosofia podemos entrar por estes eixos temáticos, também nos pautarmos nos períodos históricos da Filosofia, que se divide em Filosofia antiga, Filosofia medieval, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Mas podemos também nos iniciarmos pela apresentação e discussões internas a filósofos específicos, como Platão, Aristóteles, Kant, Hegel, Nietzsche, Marx, Heidegger e muitos, muitos outros! Mas, sobretudo, o que nos chama atenção no aprendizado e no ensino da filosofia não é a simples transmissão unilateral de conteúdos, mas o diálogo e a produção de saber permanente que esta exige e pressupõe. Desta forma, a formação de alguém que se interessa pela Filosofia realizar-se-á tanto pelo aprendizado do conteúdo específico à disciplina quanto pelo exercício da forma filosófica de pensar – que se pauta fundamentalmente pela crítica, pela problematização e pelo questionamento do que nos é dado sem a explicitude das razões. Neste sentido a filosofia serve pra algo: Julgamos ser a Filosofia uma ferramenta essencial para a formação integral do indivíduo que, ao aperfeiçoar sua capacidade intelectual e crítica, é capaz de apropriar-se da realidade em que vive para então nela intervir ativamente, tornado-se sujeito de suas idéias e de suas ações.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
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