Filosofia : o que é, origem histórica e para quê serve.

Escrito na categoria "Geral" por André M. Coelho.

Você sempre ouve falar mas nunca entendeu propriamente o que é Filosofia e para quê ela serve? Vamos tentar esclarecê-lo em termos simples esse universo complexo que existe há mais de 2500 anos! Filosofia significa propriamente amor/amizade à sabedoria. (Em grego Filo: amor e Sofia: sabedoria).  A Filosofia nasceu na Grécia, por volta do século VI a.C. As condições históricas, políticas e sociais da Grécia neste período contribuíram imensamente para o surgimento desse tipo de relação com o conhecimento. Podemos citar os principais fatores que contribuíram para o surgimento da Filosofia:

Escultura de Rodin

Escultura "O Pensador" de Rodin

A Filosofia surge então nesse contexto de efervescência do mundo público, dos debates e da busca por explicações racionais e objetivas do mundo. Segundo os historiadores da Filosofia o primeiro filósofo teria sido Tales de Mileto, que por volta do séculoVI se pergunta pelo princípio universal da natureza se valendo exclusivamente de argumentos racionais e lógicos, sem apelar para princípios místicos e transcendentes.

A Filosofia tem por característica principal a diferença em relação ao conhecimento técnico que serve para algo imediato. Se formos perguntar “para quê serve a filosofia ?”, tendo em vista resultados imediatos e práticos, ela não serve pra nada! O que de forma alguma retira o seu valor, mas muito ao contrário, pois a Filosofia lida com questões essenciais que exigem reflexão e autonomia diante da necessidade de cumprir alguma função. Tomemos um exemplo. No antigo Egito o estudo da matemática e da geometria cumpria um função prática: demarcar os lotes para o pagamento dos impostos e refazer os cálculos por causa dos inundamentos causados pelo Rio Nilo. A astronomia era praticada para a previsão do melhor tempo para colheitas, por exemplo. Nesses casos o conhecimento está submetido à fins práticos, o conhecimento é investido para o cumprimento de necessidades imediatas. A filosofia surge como um modo de conhecimento autônomo e sistemático, que busca conhecer as coisas com um fim em si mesmo, quer dizer, sem ter em vista algum resultado prático imediato. Neste sentido a reflexão filosófica sobre a matemática visa os princípios da matemática, a reflexão filosófica da astronomia visa os princípios da astronomia e não sua aplicação. Quando uma ciência ou uma atividade passa a refletir sobre si mesma, sobre o seus próprios princípios, está aberto o campo da Filosofia! Quando buscamos racionalmente o que está por detrás das aparências, princípios gerais para fenômenos particulares; nos perguntamos não pela beleza particular, mas pelo Belo em geral; nos perguntamos não por boas ações, mas pelo Bem em geral, a Filosofia já está presente em nossas vidas.

Quadro "A escola de Atenas" de Rafael
Célebre quadro “A escola de Atenas” de Rafael. No centro estão retratados os filósofos Platão e Aristóteles.

A filosofia pode situar-se em eixos temáticos, como :

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.