Como controlar seus sonhos?

Escrito na categoria "Geral" por André M. Coelho.

Você já se perguntou como seria controlar sua mente e influenciar seus sonhos? Afinal, nós dormimos aproximadamente 8 horas por noite, o que dá aproximadamente um terço da nossa vida dormindo. Não seria ótimo se você estiver ciente de como seu cérebro está usando tempo e saber como controlar o processo dos sonhos? Isso é completamente possível, seguindo alguns simples passos.

Como controlar seu sonho: mantenha um diário de sonhos

Mantenha um caderno e uma caneta ao lado de sua cama para que você possa registrar imediatamente seus sonhos. Todas as manhãs, passe alguns minutos anotando seus sonhos e escrevendo todos os detalhes que você lembrar antes de acordar. Isso vai te ajudar a identificar padrões em seus sonhos e a perceber quando você está sonhando. Procure por coisas que aparecem em uma base regular em seus sonhos. Quando você aprender a perceber esses sinais em seus sonho vai ser mais fácil para você reconhecer quando está sonhando e passar a começar o controle.

Depois de ter mantido seu diário de um tempo você vai perceber que vai se lembrar de seus sonhos mais facilmente a intensidade deles vai aumentar. Você vai experimentar uma lucidez dos sonhos mais espontânea, um maior realismo dos sonhos.

Controle seus sonhos com a prática

Controlar os sonhos é como exercitar os músculos. Demanda algum tempo e a repetição de alguns exercícios, que vão te tornar cada vez mais hábil em controlar seu sonhar. (Foto: www.pinterest.com)

Para controlar sonhos lúcidos, exercícios físicos e alimentação para estimular o sono REM

Seus sonhos lúcidos vão acontecer no sono REM. Para que você tire o maior proveito desse sono, a prática de exercícios físicos diariamente, bem como uma alimentação balanceada, ajudam seu organismo a tirarem o maior proveito possível dessa fase do sono. 7-9 horas de sono são o padrão básico para um sono saudável.

Assim, ficará mais fácil ter sonhos lúcidos e passar a controlar cada passo que você dá no mundo de Morfeu

Controlar sonhos é possível: pode ser preciso aumentar um pouco seus níveis de melotonina

Um pequeno órgão no cérebro chamado glândula pineal produz a melatonina. Ela regula o nosso ciclo de sono-vigília, tornando mais fácil para cairmos no sono durante a noite e estimulando a consciência durante o dia. Altos níveis de melatonina positivamente afetam a qualidade de nossos sonhos e influenciam o sonho lúcido. Não vá tomando a melatonina de qualquer jeito, no entanto. Consulte um médico ou, simplesmente, tome mais sol e alimentos que estimulem a produção natural de melatonina pelo seu organismo. Algumas outras dicas para te ajudar a produzir mais melatonina são

Para ajudar no controle dos sonhos, medite antes de ir dormir

Há uma ligação importante entre meditação e sonhos lúcidos. Em ambos os casos você tem como objetivo chegar a um agradável nível de auto-consciência.

Você pode meditar a qualquer hora e em qualquer posição que você se sinta confortável. Para alcançar o sonho lúcido, é recomendável meditar alguns minutos em sua cama, pouco antes de ir dormir.

Feche os olhos e se certifique que seu corpo está relaxado. Deite-se quase parado, e permita à sua mente flutuar. Sinta sua respiração entrar e sair do corpo. Não interaja com sua respiração ou pense em qualquer outra coisa. Sinta as vibrações, uma vez que entram em sua boca, e observe o seu estômago subindo e descendo com a respiração. Pode ser bem difícil nas primeiras vezes. Persista!

Diga a você mesmo para lembrar seus sonhos antes de ir dormir

Diga a você mesmo, em alto e bom tom, que você quer sonhar, que você quer estar ciente do que você está sonhando e você quer se lembrar do que sonhou. Repita como um mantra antes de ir dormir, “eu quero lembrar do meu sonho esta noite”. Isso é um treino, um condicionamento para o seu cérebro antes do sonho lúcido.

Isso é um sonho ou é realidade?

testes de realidade estão relacionados com atividades que você só pode realizar na vida real. A verificação da realidade mais comum está em tentar se beliscar durante o sonho. Quando você se beliscar enquanto sonha você não sente dor. Você também pode passar o dedo através da palma da sua mão oposta. Se você conseguir, isso significa que você está sonhando. Torne essa checagem um hábito, e crie uma checagem padrão.

https://youtu.be/OLtle0qSxOw

Sempre fique atento aos detalhes!

Quando você está sonhando, preste atenção aos espelhos, títulos de livros, rostos e faces. Eles estão geralmente embaçados em sonhos e, por isso, olhar para eles durante vai ajudá-lo a reconhecer quando você está sonhando. Para evoluir o hábito de prestar atenção a esses objetos especiais que sempre aparecem em seus sonhos, observe-os atentamente quando estiver acordado.

Comece mudando pequenos detalhes

Tente controlar pequenos detalhes. Talvez a cor de uma roupa, dos cabelos, de uma parede. Depois controle seus movimentos. Por fim, tente controlar as coisas externas a você em seu sonho. Esse controle virá com o tempo, a partir do maior conhecimento de você mesmo dentro dos sonhos. E a partir daí, literalmente, você não terá limites.

Esses são os passos básicos para você conseguir começar a controlar seus sonhos. Conte-nos como estão sendo seus passos no controle dos sonhos nos comentários abaixo! Queremos saber seus desafios e conselhos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.