Periscópio, o que é e como fazer?

Escrito na categoria "Geral" por André M. Coelho.

Um periscópio é um instrumento que as pessoas usam para olhar as coisas de uma posição oculta. O dispositivo possui um tubo longo com espelhos paralelos, situados nas duas extremidades em um ângulo de 45 graus. No entanto, alguns periscópios optam por prismas, em vez de espelhos, como os dos submarinos. Os militares normalmente usam periscópios em veículos blindados e torres de canhões.

O que é um periscópio?

A palavra periscópio deriva de duas palavras gregas. “Peri” significa “ao redor” e “scopus” significa “olhar”. Portanto, um periscópio tem a capacidade de girar de maneira circular para visualizar objetos geralmente acima do solo ou na superfície da água.

Além de refletir prismas, os periscópios nos submarinos geralmente têm dois telescópios. Um submarino possui um invólucro impermeável grosso e resistente que o torna resistente o suficiente para suportar a alta pressão da água.

Quando você programa os dois telescópios para ter dois tamanhos diferentes de ampliação ao mesmo tempo, a diferença de ampliação entre os telescópios resulta em um aumento ou redução geral das imagens.

Curiosidades da ciência: o periscópio

O principal objetivo do desenvolvimento do periscópio em um submarino era fornecer uma maneira de ver acima da superfície enquanto ainda estava embaixo d’água. A maioria das marinhas do mundo usa instrumentos semelhantes, mas emprega vários projetos.

Marie Davey, uma inventora francesa, criou um periscópio submarino que consistia em dois espelhos nas duas extremidades, mantidos em ângulos de 45 graus e enfrentando direções opostas. No entanto, em 1872, os prismas substituíram os espelhos, de acordo com a Associação Marítima de São Francisco.

O periscópio usa um tubo longo para permanecer discreto enquanto opera um submarino na água. As pessoas não percebem o dispositivo, mesmo que uma seção do periscópio fique um pouco acima da água.

Os marinheiros usam um sistema de numeração padrão para referenciar periscópios. O periscópio mais próximo da proa, ou na frente do navio, é o periscópio número 1 e assim por diante.

Criando um periscópio

Faça um periscópio caseiro para aprender sobre a luz e criar diversas brincadeiras. (Foto: Greenmoxie)

Como fazer um periscópio?

Os periscópios foram inventados para observar as coisas de uma posição oculta. Eles eram usados ​​para ver acima da água os submarinos, em todas as direções de dentro de um tanque, e acima do solo das trincheiras por soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Você pode aprender a fazer um periscópio para usar na piscina ou dar um pico na esquina da cozinha para ver o que há para o jantar!

Materiais

Procedimento:

Use a massa para colar a parte de trás dos espelhos na parte interna dos joelhos de PVC em um ângulo de 45 °. Por que esse ângulo é o melhor? O que aconteceria se o ângulo fosse maior ou menor? Daremos a resposta mais abaixo.

Prenda os joelhos ao tubo do mesmo tamanho.

Deslize o tubo maior sobre o tubo menor.

Decore seu periscópio. Você pode pintar padrões de camuflagem para ajudar a ficar oculto.

Olhe através do joelho no tubo menor e explore! Você pode deslizar o tubo maior para cima e para baixo para aumentar o comprimento do periscópio.

Por quê 45 º é o ângulo ideal do espelho do periscópio?

Reflexão é quando a luz muda de direção na superfície. Os espelhos são altamente refletivos, para que possamos ver nossas imagens e muitas vezes as imagens das coisas ao nosso redor com muita clareza. Para espelhos planos, o ângulo em que a luz atinge a superfície é o mesmo ângulo em que ricocheteia na superfície (na direção oposta).

O uso de 2 espelhos pode nos ajudar a olhar em determinadas direções a partir de diferentes posições, porque a luz é redirecionada duas vezes em vez de uma vez. O periscópio que você constrói funciona melhor com ângulos de 45 graus, porque o uso de dois espelhos de 45 graus permite refletir a luz para que você possa ver através do tubo.

Ter ângulos maiores ou menores que 45 graus ainda refletirá a luz, mas você só poderá ver o interior dos tubos, o que não é muito divertido!

Ficou alguma dúvida? Quais outros experimentos de ciências vocês fizeram? Quais resultados obtiveram com o periscópio?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.