Hoje eu resolvi tomar coragem e converter o Palpite Digital para UTF-8.

Como este é um site muito antigo (6 meses é uma eternidade para a internet), ele ainda usava a codificação 8859-1, que escolhi por ignorância quando comecei a aprender o WordPress.

O tempo foi passando e fui criando cada vez mais artigos, até que num belo dia lançaram uma versão do Windows Live Writer que não funcionava mais no meu site com a codificação utilizada. Esta nova versão dava erro ao publicar o artigo se o blog estivesse configurado no Live Writer como UTF-8. Se o blog fosse configurado no Live Writer com a mesma configuração do WordPress (8859-1), o post era publicado mas saía com erro em todos os caracteres acentuados.

Mesmo atualizando para o Live Writer 2008, Build 12.0.1277.816, o erro permaneceu. Assim, resolvi converter o banco de dados do blog para UTF-8, e ver se o problema seria solucionado. O teste é este artigo, que foi feito no Windows Live Writer e funcionou bem.

O único erro ocorrido foi que os nomes das categorias que tinham acento foram truncados, mas isso eu corrigi rapidinho na mão mesmo. Foi um problema pequeno.
Agora, posso blogar diretamente do Live Writer e nem preciso ficar entrando na interface do WordPress para corrigir os acentos.

UTF-8

Converta seu site para UTF-8

Para converter o Palpite Digital para o formato UTF-8, utilizei o plugin UTF-8 Database converter.

Lembre-se: faça o backup antes de fazer a conversão e teste tudo localmente. É melhor ter um site com alguns problemas nos caracteres acentuados que um ter problema em TODOS os caracteres acentuados.

É isso aí! Boa sorte na sua conversão do seu site!