Aqui no Palpite Digital, você vai aprender algumas curiosidades sobre a páscoa.

A páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

No idioma português, como em várias outras línguas, a origem da palavra Páscoa é hebraico Pessach. Em espanhol é Pascua, em italiano Pasqua e em francês: Pâques.

Símbolos da páscoa

É também uma festa simbolizada por muitas imagens e desenhos. Páscoa tem a ver com coelho, ovos pintados com cores brilhantes, que são dados como presentes. Os coelhos tem a ver com fertilidade, para simbolizar o renascimento de Cristo!

Mas e o chocolate dos ovos? Páscoa também é consumismo! Na sociedade moderna, dar ovos de páscoa de presente é quase uma obrigação! Um ovo de páscoa bem grande, de um bom chocolate e cheio de bombons recheados e trufas pode fazer a diferença! Bombons caseiros no ovo de páscoa ficam melhor ainda!

Voltando ao assunto, os ovos de chocolate tem relação com a cultura dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate sagrado (muitas mulheres concordam comigo!), tão sagrado como o ouro (mais mulheres ainda devem concordar agora!).

Quais são os símbolos da Páscoa

Estes são os símbolos da Páscoa, que é um feriado religioso respeitado e celebrado por todos nós. (Foto: divulgação)

Depois, por volta do século XVI acreditava-se que o chocolate tinha poderes afrodisíacos, e era servido como bebida apenas aos governantes e soldados da época.

Além de chocolate afrodisíaco, já foi considerado sagrado, profano, remédio, pecado. O chocolate já foi tudo na vida, até mesmo moeda de troca, na civilização Asteca.

Então no século XX se descobre que bombons recheados, trufas, bombons de chocoloate e ovos de chocolate combinam, e vendem bem se colocados juntos e chamados de “cesta de páscoa”.

Logo surge para o deleite de todos: a Chocolândia! Existe tudo de chocolate! LG Chocolate é um celular, escova de chocolate é um tratamento de beleza para os cabelos, acreditem! E o chocolate no futebol? Tem também!

Mais uma curiosidade, a páscoa pode ser do dia 22 de março até o dia 24 de abril e pasmem: a sequência exata de datas de páscoa somente se repetem a cada 5.700.000 no calendário Gregoriano!

Então, chega de cultura inútil e vamos comprar chocolate! Feliz Páscoa 2009!