Você não entendeu o título? É mesmo estranho este tipo de estatística, ainda mais com uma desproporção tão grande de unidades!

35 horas por minuto é a expressão da quantidade de vídeos que são enviados ao Youtube a cada minuto!

Enquanto você leu este pedacinho do artigo em torno de 35 horas de novos vídeos estão disponíveis para serem assistidos no Youtube… é ou não é muito vídeo?

Quantos vídeos são enviados para o YouTube?

Este gráfico abaixo mostra a evolução e o crescimento do Youtube ao longo do tempo, com quantidade média de horas de vídeo enviadas por minuto para o site.

Quantidade de horas de vídeo enviadas ao YouTube

A quantidade de horas de vídeos enviadas ao YouTube cresce exponencialmente a cada mês. 35 horas por minuto é muita coisa! (Foto: YouTube)

Agora vamos viajar um pouco e fazer umas continhas rápidas…Tudo estimativa mesmo… só pra ter uma ideia de como a coisa evolui.

Suponha que HD’s de 2TB sejam usados nos computadores dos datacenters do Google

Um vídeo de qualidade boa tem em média 15MB por minuto, pelo menos.

Os vídeos são armazenados em várias qualidades diferentes, para que possam ser reproduzidos em diferentes velocidades de banda. Então cada minuto vira pelo menos 30 MB, aproximando muito pra baixo. Imagine que um vídeo 1080p será armazenado em várias resoluções inferiores.

Consideremos que deva existir algum tipo de redundância no armazenamento dos vídeos, pelo menos 1 cópia cada um precisa ter para que possam ser recuperados em caso de falhas dos discos. Isso dobra o tamanho e já leva a 60MB cada minuto de um vídeo enviado ao Youtube.

35 horas são 2160 minutos

2160 minutos  * 60MB = 129600MB = 126GB por minuto!

2TB / 126 GB = 16,3

Logo, a cada 16,3 minutos é preciso um novo disco de 2TB só para o Youtube! Quem dera eu tivesse cada vez mais esse espaço no meu servidor do DreamHost!

Seriam 88 HD’s de 2 TB por dia, só para o Youtube!

Viajem né? Mas faz sentido pra você? Deixe um comentário!

Leia mais um pouco sobre discos rígidos e sua vida útil no Google, é bem interessante.

Um comentário para “Youtube: 35 horas por minuto!”

  1. Dyesten

    Esta estudando sobre bancos de dados de armazenamento de multimídias, e ao utilizar esse tipo de armazenamento os vídeos são convertidos para tal formato que melhoraria esse desempenho, uma especie de compactação.
    Mas realmente é impressionante o poder de armazenamento de dados e a forma como podemos acessa-los rapidamente.