Sua família e amigos provavelmente irão desfrutar de receber cartões de Natal, fazendo com que se sintam importantes e de real valor para alguma pessoa. Em vez de comprar cartões de Natal genéricos de um supermercado, você pode criar cartões especiais e individuais, utilizando materiais de artesanato. Ao fazer seus próprios cartões de Natal, você pode projetá-los como quiser, e escrever tanto quanto você preferir dentro dos cartões. Isso deixará cada cartão com a cara de seu recipiente e a pessoa dará muito mais valor ao que seria em outra situação apenas um pedaço de papel.

O primeiro passo está na escolha do material. Você pode fazer cartões de cartolina, papel ofício e até materiais diferentes, como madeira e pedras. É importante que você tenha também as ferramentas corretas para manipular estes materiais, como tesouras, entalhes, canetas e tudo mais que sua imaginação permitir. Não se limite também ao formato retangular de um cartão: busque ser criativo na hora de fazer o design de sua mensagem.

Assim que o material foi escolhido, você pode pensar no design do seu cartão. Pense em objetos que possam ser colados para enfeitá-lo, o que você poderá escrever na mensagem e até essências que você pode usar para deixá-lo com um cheirinho diferente. Deixe todos os enfeites preparados para quando o cartão, sua tábula rasa, estiver pronto.

Cartões de natal

Existem muitos sites na internet com muitas dicas de cartões e até modelos para serem seguidos. Pesquise um pouco para incentivar sua criatividade. (Foto: curbly.com)

Sem utilizar cola, coloque toda a decoração no cartão e veja como ficou. Modifique, caso necessário, e só aí, comece a colar os enfeites e finalizar o cartão. Alguns deles irão precisar que a cola seque antes de você continuar a montar o cartão. Outros podem ser colocados a qualquer momento.

Na hora de escrever a mensagem, pense em quem a recebe. Você pode falar em poucas palavras ou muitas o quanto considera aquela pessoa. Mas assim como todo o design do cartão, a mensagem tem que ser personalizada. Se a pessoa que o receber é fã de futebol, porque não fazer um papai noel jogador e uma mensagem sobre isso?

Alguns optam por fazer um cartão pelo computador. Achamos isso um pouco impessoal, mas se feito com um certo carinho pode ser uma boa opção para quem não tem muito tempo na dedicação de fazer um cartão artesanal. Você pode incluir cupons, vales e até dicas de viagens ou outras coisas do gênero no seu cartão.

Ficam nossas dicas aqui então para quem quer fazer um cartão especial, diferente e criativo de natal!