O mundo digital mudou muita coisa. Inclusive as escolhas dos presentes. Antes, roupas eram os preferidos da população. Hoje, cada dia mais nos voltamos para eletrônicos e presentes associados ao mundo digital. E são muitas as opções, para todos os bolsos e gostos. Você saberia escolher um eletrônico para dar de presente para alguém ou ficaria em um beco sem saída?

As primeiras opções que surgem na mente da maioria das pessoas são os celulares e os tablets. Porém, eles não serão de muita utilidade se a pessoa não tiver um PC ou notebook. Por PC, dizemos um desktop, daqueles que tem o gabinete grande. Mas pode ser também um media center. Isso porque o PC/notebook é o centro de suas interações digitais. Através dele, tudo é possível, incluindo a centralização de seus arquivos, o trabalho mais fácil através do uso do teclado e os programas que são feitos e otimizados para o mundo dos sistemas operacionais clássicos.

Existem várias faixas de preços para notebooks e PCs, desde modelos básicos, com configurações voltadas para o uso na internet e assistir vídeos, até modelos mais caros, voltados para trabalhos com edição de imagens e vídeo e jogos. A tendência atual é para os ultrabooks, que são notebooks mais finos e com um foco no design. A Apple tem o foco no design e no poder da marca, além do sistema operacional padrão de seus computadores. No final das contas, além de seu gosto pessoal, tem que ser levado em conta seu bolso, uma vez que produtos com design exclusivo e qualidade premium terão valores mais caros.

Agora que você já avaliou a necessidade ou não de um notebook ou PC, você pode começar a pensar em um telefone ou tablet. Temos três tipos de produtos nessa área, delimitados pelo sistema operacional que usam: Android, iOS e Windows 8.

O primeiro é o mais popular entre eles e abrange todas as faixas de preços possíveis. No momento em que escrevemos este artigo, o Android já está em sua versão 4.2. Mas por que a versão é importante? Por que muitos aplicativos lançados para Android já não funcionam mais em versões mais antigas deste sistema. Portanto, quando for comprar um tablet Xing Ling, pense duas vezes, pois você pode acabar trocando os pés pelas mãos. Prefira sempre celulares do tipo smartphone, além de produtos de marcas reconhecidas no mercado. A melhor opção para usuários de tablets e smartphones tem sido a Samsung, mas LG e Motorola também tem opções muito boas. Com uma pesquisa básica de preços, você pode encontrar ótimas promoções destes produtos, inclusive planos que oferecem smartphones e/ou tablets “gratuitos” (porque os preços estão inclusos na mensalidade dos planos).

Já o sistema iOS é exclusivo para celulares e tablets da Apple. Não recomendamos a compra dos celulares modelos 3G ou 3GS. Os modelos 4 e 4S são os mais atuais, uma vez que o iPhone 5 ainda tem que ficar um pouco mais barato para realmente valer a pena. Já o iPad é um dos melhores tablets no mercado, seguido de perto pelos tablets Samsung Galaxy, que rodam Android. O iPad mini, com uma tela menor, em breve chegará ao mercado brasileiro. Ainda não temos muito uma ideia de preço, mas o público alvo destes produtos é um público que paga bastante pelo status agregado à marca. Se você gosta da Apple e quer criar um ambiente digital com produtos da marca, é um bom começo comprar um iPhone ou iPad.

Ideias de presentes eletrônicos

Da foto, só recomendamos que você fuja dos MP3 players, pois os preços são altos e raramente vale a pena. (Foto: diwaliwalafunda.blogspot.com)

Já o Windows 8 ainda está engatinhando, mas ele tem uma parceria com uma marca que faz grande sucesso entre os brasileiros: a Nokia. A linha Lumia tem uma excelente qualidade, mostrando também que o Windows 8 tem uma interatividade e um design ímpar no mercado de smartphones. Já temos também o Windows Surface RT, um tablet que não foi muito bem recebido pelo mercado. Porém, já no primeiro semestre de 2013, teremos o lançamento do Windows Surface Pro, que funcionará exatamente como um PC e também terá funções de tablet. As pessoas que usaram o Windows Surface Pro tiveram boas primeiras impressões. Porém, não temos idéia alguma de valores para o híbrido entre tablet/PC. Se você quiser esperar e querer criar um ambiente tecnológico Windows em sua casa, todos os produtos Windows 8 tem uma excelente interação entre eles, demonstrada em seu lançamento pela Microsoft. Os preços dos smartphones Windows buscam atingir o consumidor mediano, sem ter preços tão baratos quanto os modelos de entrada do Android, mas nem tão caros quanto os iPhones. Novamente, a decisão pela compra ou não do Windows Phone cai em seu gosto pessoal.

O mundo moderno também traz os vídeo games não apenas como centros de jogos, mas também como centros de mídia e entretenimento. A opção mais popular para quem gosta de jogos é o XBox 360, seguido de perto pelo Playstation 3, que também funciona como reprodutor de mídias Blu-Ray. Já o Wii U é o lançamento da Nintendo e tem um foco de entretenimento mais familiar. Os jogos normalmente são lançados para os 3 video games, com poucos deles sendo exclusivos para uma ou outra plataforma. Como opção portátil, temos o PS Vita, da Sony, e o Nintendo 3DS. O primeiro tem funções mais avançadas de entretenimento e o segundo tem como principal atração sua tela 3D.

Se nenhum dos produtos acima atraiu sua atenção, você pode optar por acessórios do mundo digital, como relógios, GPS, reprodutores de DVD para carros, televisores e muito mais. Uma lista de prioridades e gostos da pessoa que você deseja presentear pode ser um ponto de partida. A idade dela também pode ajudar bastante, afinal você não irá dar um iPad para uma criança de 6 anos de idade. Busque, pesquise e compartilhe nos comentários sua opinião de presentes. Quem sabe você não dá uma sugestão que ainda não pensamos antes?