A arte do origami começou no Japão após monges trazerem o papel da China no século VI. O origami continuou a manter seu caráter religioso e cerimonial até 1600. Quando o papel começou a ser produzido em massa, se tornando mais acessível, a dobradura de papel tornou-se uma atividade recreativa popular na cultura japonesa. Hoje, o origami é popular em todo o mundo. Se você gostaria de estudar um pouco mais sobre esta arte, veio ao lugar certo.

Assim como toda boa arte, começar a fazer origami é a tarefa mais difícil. Mas para torná-la mais fácil, você pode começar explorando diferentes tipos de papeis: compre cartolinas, folhas de ofício, papel crepom, papel de seda e por aí vai. Comece a praticar dobraduras nestes papeis e veja a resistência que cada um deles oferece. Tente perceber qual deles é mais maleável e qual deles torna o trabalho mais difícil. Assim como todo grande artista, o começo em uma arte é construído com movimentos brutos para depois partir para coisas mais delicadas.

Muitos de nós já sabemos a fazer algum tipo de “origami” como barquinhos e aviões de papel. Faça vários deles. Diversifique os “designs”, incrementando com dobraduras a mais, fazendo uma melhora aerodinâmica, o que for necessário para praticar um pouco mais de suas habilidades com os dedos e dobraduras. A partir do momento em que você sentir-se mais seguro, é hora de começar a explorar a internet por diferentes dobraduras.

É mais fácil começar pelos origami de animais. Faça uma pesquisa por um animal que você tenha curiosidade de ver um origami na internet, por imagens e instruções para o origami. Nas imagens, grande parte das vezes, há pelo menos uma imagem com instruções de todas as dobraduras necessárias para completar o animal. Se não houver, pelo menos você tem uma ideia, pelos origami encontrados, de como deverá ficar seu produto final. Não fique frustrado após suas primeiras produções: elas provavelmente sairão com alguns “defeitos” e isso é perfeitamente normal! Quando mais você praticar, melhor você fica.

Origami

Na foto, um dos desenhos de instruções para fazer origami que podem te ajudar com novos designs. (Foto: http://2.bp.blogspot.com)

E o Youtube também é outra grande fonte de informações. Veja estes tutoriais, começando por esta garça:

Este belo canário:

O sapo que pula, um dos favoritos das crianças!

Um bem bonito, principalmente para as meninas: a borboleta!

E que tal uma flor para impressionar?

Estes são apenas alguns dos vários vídeos disponíveis no Youtube e que dão tutoriais completos sobre como fazer alguns objetos e animais no origami. Eles são uma fonte excelente porque você pode comparar com seu próprio processo de criação e saber onde está indo bem e onde ainda precisa melhorar. Gradualmente, vá tentando designs mais complexos, como dragões ou origami em que você tem que “conectar” partes. Tem tudo para seu talento dar certo. Só cabe a você dar asas a esta habilidade.