Enquanto a maioria das pessoas pensa em pequenas e elegantes árvores quando ouvem o termo “bonsai”, a palavra se traduz como “crescendo em uma bandeja”. Existem muitos tipos de plantas e flores que podem ser cultivadas como bonsai, desde árvores de frutas até lindas cerejeiras. Enquanto cada bonsai pode precisar de seu próprio cuidado especial, há algumas coisas que você pode fazer, independentemente do seu tipo de bonsai para se certificar que sua árvore em miniatura terá uma vida longa e frutífera.

Leia bastante sobre bonsai, principalmente sua história e cuidados necessários. O legado do bonsai existe há séculos, uma parte integrante da cultura oriental. Conseguir uma pequena história de diferentes tipos e estilos de bonsai vai lhe dar uma melhor compreensão da arte quando você experimentá-la por si mesmo. Além disso, você vai saber exatamente qual visual está procurando antes de começar a modelagem de seu bonsai.

Sabe do que seu bonsai vai precisar. Como árvores e plantas de tamanho completo, um bonsai precisará de uma  luz específica, umidade, água e temperatura ideal. Sabendo quais são os requirimentos para um tipo específico de bonsai, ainda antes de comprar uma planta, irá ajudá-lo a escolher aquele que vai ser bom para sua casa. Você também precisa ter certeza de que você sabe a época de podar seu bonsai.

Podar um bonsai durante a época correta é outra coisa muito importante. Este é um dos aspectos mais cruciais do sucesso em se cultivar um bonsai. Poda em excesso pode danificar permanentemente a árvore, assim como podar de menos. Podar significa cortar não só os ramos acima do recipiente, mas as raízes abaixo do solo também. Idealmente, o crescimento deve ocorrer na mesma taxa abaixo e acima do solo.

Cuidados com bonsai

Muito carinho e uma boa dedicação de tempo para cuidar de um bonsai são necessários. Mas saiba que cada minuto investido vale muito a pena! (Foto: http://img.flare360.com)

Replantar o bonsai. Isto terá de ser feita de dois em dois anos ou mais e é crucial para manter a integridade da árvore. O novo vaso deve ter uma forma semelhante à anterior, para ajudar a fazer a transição mais fácil. Verifique se o novo pote tem um sistema de drenagem adequado, o que é crucial quando há pouco espaço para que a água escorra. Água parada pode apodrecer as raízes e então, matar seu lindo bonsai.

Certifique-se de remover todos os recortes da árvore após a poda. Uma vez que o material de planta começar a apodrecer e infiltrar-se para dentro das raízes, pode acabar sendo prejudicial para a árvore.

Fique de olho no bonsai para sinais de pragas e doenças. Estes devem ser tratados o mais rápido possível, pois podem matar se não tratados. Lembre-se que o tamanho menor do bonsai também significa uma maior delicadeza e maiores cuidados.

Não basta apenas comprar ou plantar qualquer bonsai que você veja pela sua frente. Você tem que saber exatamente qual o visual que deseja para o seu bonsai. Você deve saber os requisitos específicos da planta que foi transformada em bonsai. Assim, também saberá como cuidar melhor de sua “árvore em miniatura”, criando um hábito saudável e que vai te deixar ocupado por horas, mais tempo do que você fica ao jogar video games.