Você quer comprar um console, mas não tem ideia de onde começar ou o que é bom para você? Bem, aqui é o melhor lugar para começar. E não estamos falando da escolha só de consoles atuais: este guia vale para qualquer geração de videogames.

Pesquise o console que melhor atende às suas preferências. Nenhum console é perfeito e nem todos irão atender às suas necessidades. Você provavelmente vai ter que sacrificar pelo menos uma coisa que você gosta, afim de obter um monte de coisas que você ama.

Considere o tipo de jogos que você quer jogar. Isto é muito mais importante do que qualquer outra decisão que você terá que fazer, porque se você comprar um console brilhante e nenhum dos jogos são do seu agrado, por que se preocupar? Embora a maioria dos consoles suporte uma mistura enorme de jogos, eles geralmente são melhores em alguns gêneros do que outros.

Pense em quanto dinheiro você quer gastar. Tenha em mente que salvar um dinheiro por um tempo é obter um melhor console do que você já tem e não outro só um pouquinho melhor.

Pesquise muito. Vá para a internet ou converse com as pessoas que você conhece. Se todos os seus amigos têm um console e jogam online regularmente, então você pode ser mais inclinados a investir em um console com estes recursos. Basta fazer a pesquisa em geral e encontrar informações. Leia as opiniões, o que pesa, as vantagens e desvantagens de cada console que você está interessado. Pesquise também quais jogos são exclusivos de cada plataforma, pois isso é uma das coisas mais importantes na hora de escolher o videogame certo.

Videogames da nova geração

Com o lançamento do WiiU e do PS4, talvez seja a melhor hora para comprar os consoles da geração anterior com preços mais em conta. (Foto: www.wiihacks.com)

Decida o quão bonito você quer que seus jogos sejam. O PlayStation tem um histórico de entregar a melhor qualidade de gráficos e imagens, seguido de perto pelo XBox. Em contraste, o Nintendo Wii e o WiiU só suportam definição padrão e áudio estéreo. Isso pode ter impacto na sua decisão de qual comprar. Consoles portáteis tem uma imagem que vai agradar dependendo do seu perfil de consumo.

Determine se você quer jogar online. Para os mais recentes consoles, jogo online deve ser uma consideração importante. O Xbox oferece a melhor experiência online, mas há uma taxa de inscrição. O PlayStation oferece uma boa experiência online, e é gratuito. O WiiU está surpreendendo com uma forte interação entre os membros de sua comunidade online.

A maioria dos jogos de consoles terá periféricos adicionais que você pode estar interessado, como por exemplo o Kinect para XBox ou o Move para PlayStation. O Wii também tem alguns adicionais. Isso deve ser parte de sua consideração na compra do produto.

A maioria das consoles são compatíveis com versões anteriores.  Mas é melhor você pensar no futuro do que pensar no passado: fica mais barato comprar o videogame de hoje que você mais gosta e depois comprar videogames mais velhos e muito mais baratos separadamente.

Se nenhum dos consoles te agradar, você pode sempre investir dinheiro em um computador: apesar de sair mais caro, você pode melhorar o desempenho dele constantemente e assim, mantê-lo sempre atualizado para todos os lançamentos.