Se você é forçado ou por qualquer razão, tem que pedir carona, você deve tomar precauções para garantir sua segurança. Considere estas dicas antes de aceitar uma carona de alguém.

Prepare-se. Agasalhe-se no frio e use roupas brilhantes para que possa ser facilmente visto à noite. Carregue roupas para chuva e tenha comida e água. Você pode ter que caminhar uma longa distância. Se o seu carro quebrou e você estiver em uma estrada bem-viajada, fique perto do carro para que você possa usá-lo como abrigo. Se você só está buscando uma carona, busque um lugar que tenha algum tipo de cobertura. Em dias de chuvas com relâmpagos, fique longe de árvores.

Fique tão longe da estrada quanto possível quando você pegar carona. Certifique-se de motoristas podem vê-lo a uma distância de pelo menos 100 metros. Seja o mais visível que puder.

Observe a marca, modelo e cor do veículo antes de entrar. Sente-se na frente, se possível. Se você tiver um telefone celular, ligue ou mande mensagem para alguém quando você entrar no carro e deixe-os saber que entrou no veículo, em qual altura da estrada você entrou no carro e levemente descreva-o. Se possível, decore e envie na mensagem a placa do veículo.

Permaneça sempre alerta e envolva o motorista em uma conversa para ficar acordado, se você sente que pode cair no sono.

Evite estradas escuras e auto-estradas sem iluminação. Pegue carona em estradas bem iluminadas, comumente percorridas e que tenham acostamentos que permitam que você fique um pouco distante da pista.

Economizando nas viagens

Como caroneiro, você tem a oportunidade de conhecer muitas pessoas e ainda economizar uma boa grana. (Foto: www.travelblog.org)

Mantenha todas as bolsas que você está carregando com você depois de entrar no carro, e tenha elas perto de você, se você precisa sair do carro imediatamente. Esconda objetos de valor como relógios ou jóias sob a roupa, ou distribua em bolsos diferentes. Leve sempre poucas coisas contigo quando for viajar como mochileiro.

Pegue carona com um amigo, se possível. Fica mais difícil achar carona, mas mais seguro para os dois.

Mantenha objetos de valor como uma carteira ou passaporte com você, em vez de em qualquer bolsa que você possa estar carregando. Dessa forma, esses itens não serão perdidos se você deixar a bolsa no caso de você ter que desocupar o carro imediatamente.

Leve algum item de segurança, como um canivete, spray de pimenta ou taser. Todo cuidado é pouco.

Não durma no carro. Se você estiver desconfiado dos ocupantes, pergunte para onde eles estão indo antes de entrar e não entre mais, dizendo que o lugar que eles falaram, independente de onde seja, não é para onde quer ir.

Pegar é ilegal em alguns lugares e/ou países. Esteja ciente das leis em sua área. Não pegue carona se isso pode levar a sua prisão. Ao tomar estes cuidados, você garante uma boa segurança e um maior proveito da viagem como caroneiro.