Encontrar uma estratégia para estudar de forma eficaz pode fazer toda a diferença, se você está ajudando a si mesmo ou a alguém. Independentemente da sua idade ou o assunto em mãos, é crucial para construir hábitos de estudo que fazem a maioria do seu tempo. E principalmente, conseguir estas habilidades antes  de um vestibular pode fazer uma grande diferença entre passar para o curso desejado ou ficar mais um ano esperando para tentar sua vaga.

Você deve começar por ter um lugar reservado só para estudar, tranquilo e longe de distrações. Torne o espaço confortável, assim como útil, preparando o espaço com itens que você precisa para fazer o seu estudo. Você não quer perturbar o seu tempo de estudo, gastando tempo procurando por coisas que você necessita. Separe itens como canetas, lápis, livros, cadernos e um espaço para deixar pequenos lanches. Um lixo também pode ser uma forma de poupar tempo e evitar que você tenha de levantar do seu espaço de estudos.

A privação de sono pode afetar a sua memória, o que torna difícil manter o que você estudou. Portanto, boas horas de sono, em uma cama confortável são essenciais para o aprendizado. Se alimentar bem, praticar exercícios físicos e não beber bebidas alcoólicas ajuda muito na hora de melhorar a qualidade do sono.

Faça um cronograma fixo de estudos. Programe o seu tempo de estudo para um determinado momento do dia e cumpra seu horário. No começo, sua concentração irá durar por pouco tempo. Mas depois de alguns dias na mesma rotina, seu cérebro irá se acostumar com a nova rotina e você será forçado a adaptar-se aos novos padrões.

Faça uma pausa ade seus estudos a cada 30 a 40 minutos para conseguir algo para beber ou apenas para esticar as pernas. Este deve ser um breve intervalo, de apenas alguns minutos para que você não estrague sua concentração e se desvie do objetivo principal, que é estudar.

Dedicação e estudos!

Sem organização, sem vontade, sem você se planejar, não conseguirá passar no vestibular com facilidade. Se você se dedicar um pouco aos estudos, sua vida ficará muito mais fácil e você passará com folga! (Foto: messiasonline.blogspot.com)

Encontre um parceiro de estudo. Um parceiro pode ajudá-lo a manter na pista, bem como oferecer dicas e idéias que você pode não ter pensado por si só. O ideal mesmo é um grupo, que se reúna pelo menos uma vez por semana para discutir ideias, dicas e também, para você sair um pouco da zona de conforto de sua casa e testar seus conhecimentos. Quem ensina também aprende.

Decida o que você precisa estudar naquele dia em particular e estabeleça uma meta de quanto conteúdo você vai tentar cobrir. Se você não passar por tudo isso no tempo que você alocou, repense quanto tempo cada matéria vai tomar e ajuste seus objetivos de acordo. Afinal, não são todos que conseguem ser bons em todas as matérias e alguns precisam de mais tempo dedicado para uma matéria ou outra.

Ter uma rotina de exercícios físicos e uma boa dieta saudável também pode melhorar a sua memória, além de algum tempo dedicado para praticar algumas técnicas de memorização básica.

Inscreva-se em mais de um vestibular. Quanto mais vestibulares você se inscrever, mais você aumenta as chances de não ter que ficar estudando por mais um ano. Dedique-se não apenas aos estudos, mas a técnicas de escrita e de aprendizado para aumentar suas chances.

Acima de tudo, dedique algum tempo para diversão. Jogos, livros, quadrinhos, filmes, algumas festas. É importante também ter vida social antes do seu vestibular. É uma prova importante sim, mas que não deve tomar todo o tempo de uma das fases mais importantes da sua vida.